Muitas cidades já se preparam para as festas de Carnaval em todo o Estado. Para que a população possa aproveitar com tranquilidade e, principalmente, segurança e economia, a Equatorial Goiás preparou orientações importantes para os foliões e para a realização de eventos.

A companhia ressalta que entre os pontos de atenção estão os cuidados com a montagem de palcos e a instalação de enfeites próximos à rede elétrica. A empresa orienta que não se deve montar andaimes, palcos ou estruturas metálicas embaixo ou próximo à fiação, pois qualquer aproximação com os cabos de energia pode causar acidentes graves. Além disso, materiais como serpentinas de papel ou metalizadas, assim como jatos de espumas ou de água, não podem entrar em contato com a rede. Atitudes simples como estas são essenciais e garantem a segurança e a diversão de todos.

O texto da publicação continua após a publicidade

As decorações nas ruas também merecem atenção e cuidado. A empresa reforça que nenhum tipo de acessório deve ser fixado em postes ou em redes elétricas. É proibido tocar ou levantar os cabos, mesmo com luvas isolantes. A rede elétrica só pode ser manuseada por profissionais da distribuidora, que são habilitados e possuem preparo técnico para o trabalho.

O gerente do Centro de Operações Integradas da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima, explica ainda sobre os riscos de materiais metálicos serem arremessados ou entrarem em contato com a rede elétrica. “Essa ação pode causar curto-circuito e até mesmo rompimentos de cabos. É importante ressaltar que caso as pessoas se deparem com fiação no chão, a primeira medida é avisar a distribuidora de energia imediatamente. Além disso é essencial que as pessoas não se aproximem ou toquem no cabeamento, a fim de garantir a segurança de todos”, enfatiza.

Ligações clandestinas
A Equatorial Goiás também alerta sobre manusear indevidamente a rede ou realizar qualquer tipo de improviso com instalações elétricas. As ligações clandestinas causam acidentes como choques e incêndios, sobrecarregam a rede elétrica e prejudicam a qualidade do serviço prestado pela companhia elétrica, além de ser crime - com pena prevista em lei de um a oito anos de reclusão.

O furto de energia ainda provoca outros impactos para os consumidores, como o aumento do valor da conta, pois as perdas de energia por ligações irregulares são contabilizadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na composição das tarifas.

A empresa ressalta que os comerciantes devem solicitar previamente o pedido de ligação provisória, nos canais de atendimento e agências da Equatorial Goiás, para garantir que toda a instalação seja feita de maneira adequada por uma equipe da companhia, priorizando a segurança dos comerciantes e da população.

Atenção para os canais de atendimento da empresa:
assistente virtual Clara, disponível para todos os clientes pelo número (62) 3243-2020; agência virtual no site: https://www.equatorialenergia.com.br; aplicativo da Equatorial Goiás disponível para download no Android e iOS; e a Central de Atendimento 0800 062 0196.

Economia
A Equatorial Goiás também dá orientações para ajudar os foliões a economizar energia durante o Carnaval. Se for viajar para curtir o feriadão, tire da tomada eletrodomésticos que não serão usados. Os aparelhos em modo stand-by continuam a consumir energia.

Com relação ao ar condicionado, ajuste para 23°C ou mais, já que no calorão as temperaturas mais baixas podem não ser alcançadas e fazer o aparelho trabalhar o tempo todo em potência máxima. Um aparelho do tipo split, com potência entre 10.000 e 15.000 BTU’s, usado 8 horas por dia, consome em média 194 kWh no mês, que pode corresponder a mais de R$ 172,00 na conta de energia.

Sobre as geladeiras, freezers, adegas e cervejeiras, evite abrir com frequência, pois o ar quente exige mais energia para resfriar e atingir novamente a temperatura ajustada. Não utilize a parte de trás para secar objetos e organize os produtos para que você  possa encontrar o que precisa rapidamente. Já em relação ao chuveiro elétrico, desligue para se ensaboar e tome banhos rápidos, se possível com a chave de temperatura na posição "verão", o que pode reduzir o consumo em até 30%.