Aproveitando o mote do dia Dia Mundial da Água, que é comemorado em 22 de março, a Anglo American entende que temos uma ótima oportunidade para darmos visibilidade às inúmeras iniciativas que a empresa realiza para contribuir para o uso racional e conservação desse recurso natural.

O tema que vai ser trabalhado pelo ONU neste ano é - Água e Ética: Ações para Igualdade no acesso hídrico.

O texto da publicação continua após a publicidade

Importante trazer dados interessantes sobre esse recurso e dicas de como as pessoas podem fazer sua parte para preservá-lo.

Sites referencias para informações

https://www.unwater.org/our-work/world-water-day (aqui vemos as peças já preparadas pela ONU).

https://www.gov.br/mdr/pt-br/noticias/dia-mundial-da-agua-2024-a-agua-nos-une-o-clima-nos-move-e-o-tema-no-brasil

https://water.org/

Seguem algumas informações compartilhadas pelo cliente sobre o assunto:

Como a comunidade pode se certificar de que a Anglo American realmente está cuidando bem dos nossos rios?
Realizamos coleta de análise de água participativa, com a presença de representantes das comunidades em que estamos presentes. Recentemente, a comunidade do Gondó, em Minas Gerais, esteve presente em uma dessas iniciativas. Os resultados são compartilhados com nossas comunidades anfitriãs para garantir que estamos fazendo o nosso melhor para o meio ambiente e para as pessoas vizinhas às nossas operações.

O que a Anglo American está fazendo em prol da boa gestão dos recursos hídricos?
Temos inúmeras ações nesse sentido. Em parceria com o Instituto Espinhaço, foram recuperadas 23 nascentes da bacia do rio Santo Antônio. Além disso, a empresa está investindo no Juntos pelo Araguaia, o maior projeto para recuperação de bacias do nosso país, em parceria com o Governo de Goiás.

E como vocês veem o reuso da água?
Hoje, recirculamos, em média, 90% da água utilizada em nossas operações em Níquel (GO) e cerca de 60% na operação do Minas-Rio (MG) em consumo total, poupando novas retiradas de volumes significativos de água da natureza. A ideia é elevar o reuso ao máximo possível em nossas operações. Gerimos o recurso de forma responsável e comprometidos em melhorar nossa eficiência em gestão hídrica, conforme meta prevista no Plano de Mineração Sustentável. A Anglo American está buscando, ainda, alternativas para o uso benéfico da água que já utiliza, com o objetivo de trazer ganhos para pessoas, comunidades e empresas, a exemplo do projeto em desenvolvimento com parceiros locais em Porto do Açu. Parte da água de um dos maiores minerodutos do mundo (529 km de extensão), por onde se escoa o minério de ferro de Conceição de Mato Dentro (MG) até São João da Barra (RJ), será usada em plantas industriais do complexo portuário.  Potencialmente, esse deve ser um dos maiores projetos de reaproveitamento de água do Brasil.