A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais, deflagrou, nesta segunda-feira (28), a Operação Camaleão, na cidade de Riachinho, em Minas Gerais, ocasião em que foi cumprido um mandado de prisão preventiva contra um dos investigados, suspeito de envolvimento em furto duplamente qualificado por abuso de confiança e concurso de pessoas, cometido em uma propriedade rural localizada em Goiânia.

As investigações conduzidas pela DERCR revelaram que o investigado, utilizando uma identidade falsa, foi contratado como caseiro em uma fazenda. Durante o período em que trabalhou na propriedade, o suspeito, em colaboração com sua esposa, subtraiu 45 bovinos, resultando em um prejuízo estimado em R$ 176 mil. 

Crime planejado

O investigado aproveitou sua posição de confiança para manipular a contagem do gado e ocultar a subtração dos animais. Para encobrir o crime, sugeriu que os bovinos poderiam ter escapado por uma cerca danificada e, posteriormente, chegou a anunciar a venda da propriedade rural, alegando ter autorização de um suposto filho da vítima, que na verdade não existia. Testemunhas relataram que o investigado demonstrou nervosismo durante a última contagem dos animais e, logo após, organizou sua fuga rápida da fazenda, acompanhado por sua esposa.

O investigado já possui registro policial por porte ilegal de arma de fogo, furto, entre outros delitos.