O governo do Rio de Janeiro estabeleceu um acordo importante com a SuperVia, a operadora atual do sistema de trens urbanos do estado, para iniciar uma transição que promete transformar o transporte ferroviário na região. O acordo, assinado no Palácio Guanabara, prevê um período de transição de até nove meses. Após esse prazo, será realizada uma nova concessão para escolher o futuro operador da extensa malha ferroviária, que cobre aproximadamente 270 km. Durante esse período, o governo estadual planeja investir 300 milhões de reais para melhorar a qualidade do serviço e recuperar passageiros que migraram para outros meios de transporte, como o BRT e aplicativos.
O governador Cláudio Castro destacou que o principal objetivo é tornar a concessão mais viável e atrativa para investidores, já que o contrato atual é considerado insatisfatório e o serviço tem apresentado uma queda significativa na qualidade. A transição é vista como uma estratégia para evitar custos excessivos para o estado e garantir a continuidade do serviço sem manter a má qualidade que tem sido alvo de críticas. Atualmente, a SuperVia transporta pouco mais de 300 mil passageiros diariamente, um número que já superou um milhão. Os usuários frequentemente relatam atrasos, problemas de manutenção e questões de segurança, incluindo furtos de dormentes, trilhos e cabos.
Entretanto, o acordo ainda depende de homologação judicial, uma vez que a SuperVia está em recuperação judicial. Durante o período de transição, a concessionária continuará a operar e se comprometeu a investir 50 milhões de reais para quitar dívidas pendentes. Essa iniciativa faz parte de um esforço mais amplo do governo para aprimorar o transporte no estado. Recentemente, foi realizado um pregão eletrônico para selecionar a empresa que operará o sistema de barcas, ligando o Rio de Janeiro a Niterói. A empresa BK Consultoria venceu a licitação e pagará 1,9 bilhão de reais para assumir o serviço a partir de fevereiro do próximo ano.