A queda de 13,3% nas exportações brasileiras para os Estados Unidos em março foi influenciada pela redução nas vendas de óleos de petróleo (-90%), de instalações de equipamentos de engenharia (-21,7%), e de aeronaves e outros equipamentos (-62%), informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Já o aço bruto, que foi tarifado em 25% por Donald Trump a partir de 12 de março, registrou crescimento nas vendas aos Estados Unidos em 23,9%.
O diretor de Planejamento e Inteligência Comercial do MDIC, Herlon Brandão, pontuou que o aumento pode estar relacionado com eventuais antecipações de embarques que tentaram evitar a tarifa mais alta.
A pasta, no entanto, não pode confirmar essa relação de causa-efeito.
“Talvez o próprio setor possa responder, não podemos afirmar que é causa-efeito, mas é um comportamento que se observa no comércio internacional”, disse o técnico, ponderando também que os dados de aço e alumínio seguem a regra do embarque antecipado, ou seja, primeiro as empresas embarcam, e depois declaram o que foi exportado.
Por: Source link
Inscrições para o Vestibular UEG 2027/1 terminam nesta segunda: A Universidade Estadual de Goiás (UEG)…
Veterinária alerta que restos de comida jogados por visitantes no Parque Ipiranga, em Anápolis, causam…
A educadora Aparecida Alves Vilela Rodrigues faleceu aos 59 anos em Anápolis. Ela dedicou mais…
São Paulo vence o Flamengo e garante vaga na final do Brasileirão Feminino 2026. Adversário…
Petrobras adere à subvenção de R$ 1 por litro de diesel para estabilizar preços. Valor…
Goianésia tropeça mais uma vez e perde para o lanterna Trindade: O Goianésia perdeu mais…
This website uses cookies.