A Advogacia Geral da União (AGU) oficializou na sexta-feira (8) uma Ação Civil Pública contra a Enel, distribuidora de energia responsável por São Paulo. Caso seja confirmada, a indenização pode chegar a mais de R$ 1 bilhão ao todo.
De acordo com a ação, a empresa é responsabilizada por “falhas no fornecimento de energia após as fortes chuvas que atingiram a região metropolitana de São Paulo”, em especial após o apagão em boa parte da cidade registrado em outubro deste ano. Além disso, o tempo para religar a energia “submeteu os consumidores a situação lesiva que poderia ter sido evitada“, segundo o texto.
A AGU ainda acusa a Enel de reduzir investimentos em meio a um período de crise, o que representou um risco assumido de forma consciente.
A ação pede uma indenização coletiva de R$ 260 milhões, valor equivalente a 20% do lucro líquido da concessionária em 2023. Esse montante seria direcionado na íntegra para o Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, serviço do governo que auxilia na reparação de danos “causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos”.
Fonte: Tecmundo
Na Grande São Paulo, aproximadamente 320 mil residências ainda estão sem energia elétrica neste sábado…
Uma situação de emergência ocorreu na Avenida Brasil, na Zona Norte do Rio de Janeiro,…
Um grave acidente na BR-116, em Teófilo Otoni, Minas Gerais, resultou na morte de pelo menos…
A Grande São Paulo enfrenta uma situação crítica, com cerca de 60 mil imóveis sem…
A Emtram, empresa responsável pelo ônibus envolvido no trágico acidente na BR-116 em Teófilo Otoni,…
O empresário Luiz Claudio Galeazzi e seus familiares perderam a vida em um trágico acidente…
This website uses cookies.