Alemanha aumentará gastos com defesa para 3,5% do PIB em 2029 em meio à pressão da Otan


O ministro das finanças da Alemanha, Lars Klingbeil, prometeu, nesta terça-feira, 24, elevar os gastos com defesa do país para 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2029, ao apresentar os planos de gastos do novo governo.

A coalizão do chanceler Friedrich Merz aprovou no parlamento planos para permitir maiores gastos com a defesa, afrouxando as regras rígidas sobre a contração de dívidas, mesmo antes de assumir o cargo no mês passado. Ela agiu antes da cúpula da Organização do Atlântico Norte (Otan) de hoje, que tem como objetivo aumentar a meta de gastos com defesa dos aliados de 2% do PIB para 3,5%, além de mais 1,5% para infraestrutura potencialmente relacionada à segurança.

Klingbeil disse que os gastos com defesa da Alemanha atingirão 2,4% do PIB este ano e “aumentaremos os gastos passo a passo para atingirmos a cota da Otan de 3,5% em 2029”.

*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Broadcast. Saiba mais em nossa Política de IA.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Nova vítima denuncia prejuízo financeiro aplicado pelo golpista do amor

Nova vítima relata prejuízo de até R$ 300 mil aplicado pelo golpista do amor após…

1 minuto ago

Operação Fortuna Reversa prende 34 suspeitos de fraudes eletrônicas em dez estados e no DF

Operação Fortuna Reversa cumpre 34 prisões contra fraudes eletrônicas e lavagem de dinheiro em dez…

2 minutos ago

Trabalhador é esfaqueado em obra após cobrança de dívida em Anápolis

Trabalhador de 32 anos leva facada em obra em Anápolis após cobrança de dívida já…

3 minutos ago

Prefeitura promete sinalização em via do Setor Campinas após cobrança de Moradores por segurança

Moradores cobram sinalização em via recapeada após acidentes frequentes. Prefeitura promete execução do serviço em…

1 hora ago

Equatorial Goiás monitora rede elétrica diante de chuvas previstas para todos os municípios goianos de hoje (5) a domingo

Equatorial Goiás monitora rede elétrica diante de chuvas previstas para todos os municípios goianos de…

2 horas ago

Escolas municipais de Goianésia são premiadas no Agrinho 2026

Escolas municipais são premiadas no Agrinho 2026: cipais de Goianésia conquistaram seis premiações no Agrinho…

2 horas ago

This website uses cookies.