A tradição dos muladeiros tomou conta das ruas do Centro de Goiânia nesta quinta-feira, 27, com a cavalgada do 2º Encontro de Comitivas de Criadores de Muares. O evento, que reúne muladeiros de várias regiões do país, celebra a cultura sertaneja e aproxima a população da história de Goiás.
“A reunião dessas comitivas oportuniza às pessoas – principalmente aquelas que não têm contato com o meio rural – a chance de conhecerem nossa história e aprenderem como nosso estado surgiu. São as nossas raízes representadas aqui”, avalia o vice-governador Daniel Vilela. Devidamente “traiado”, ele chegou ao Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia no meio da tarde para se juntar às comitivas, acompanhando o filho Frederico Vilela, o governador Ronaldo Caiado e milhares muladeiros. Durante o trajeto, o vice-governador cumprimentou comerciantes, lojistas e populares que acompanhavam a cavalgada pelas ruas da capital.
O percurso das comitivas seguiu pela Avenida Goiás, contornou a Praça Cívica e continuou pela Avenida Araguaia, retornando ao ponto de concentração no Parque de Exposições. Montado em sua própria mula, Arabela, Daniel Vilela destacou, em entrevista coletiva, o apoio do Governo de Goiás ao evento, que já faz parte do calendário cultural do estado. “O Encontro de Muladeiros é uma tradição consolidada em Goiás e, ao longo do ano, ocorre em vários municípios. O diferencial deste, realizado aqui em Goiânia, é que ele reúne comitivas de todo o país. Temos representantes de vários estados, que reconhecem a força e a potência das nossas tradições e da cultura goiana”, comemorou.
Programação segue até domingo
A cavalgada foi organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Muares (ABC Muares), que também promove o 2º Encontro de Comitivas, evento que segue até o próximo domingo, 30. A abertura oficial ocorreu na última quarta-feira, 26, com a presença do governador Ronaldo Caiado e do vice-governador Daniel Vilela.
Desde então, estão sendo realizadas diversas atividades, como julgamentos, provas de morfologia, provas de marcha, Ranch Short, rédeas e tambor, além da escolha da muladeira, o tradicional concurso de Queima do Alho e shows no estilo raízes e rodas de viola.