Nesta terça-feira (12/11), o movimento Vida Além do Trabalho (VAT) confirmou que fará uma mobilização nacional pelo fim da escala 6×1 em 15 de novembro, Dia da Proclamação da República. No Rio de Janeiro, cidade do fundador do VAT, Rick Azevedo, a concentração será em frente a Câmara Municipal na Cinelândia, às 10h. Outras cidades em São Paulo, no Distrito Federal, no Ceará, no Espírito Santo e no Rio Grande do Sul convocam a população a ir às ruas a lutar pelo Fim da Escala 6×1.
“A luta continua e a mobilização cresce. Nesse dia especial, no feriado da Proclamação da República e aniversário do Rick Azevedo [fundador do movimento VAT], e atendendo à demanda da classe trabalhadora, vamos às ruas pelo fim da escala 6×1. Cada voz faz diferença, e todos os trabalhadores unidos podem mudar essa realidade”, informou a postagem do anúncio da manifestação nas redes sociais.
Além do Rio de Janeiro, as capitais de São Paulo, do Distrito Federal, do Ceará, do Espírito Santo e do Rio Grande do Sul se juntaram ao movimento, que terá manifestações simultâneas pelo país. Em Brasília, a concentração começará às 9h, na Rodoviária do Plano Piloto. Segundo à organização, outras cidades devem confirmar a participação aos atos ao longo da semana.
A petição pública criada pelo VAT e direcionada ao Congresso Nacional já coletou mais de 2 milhões de assinaturas. O movimento ajudou a formular a proposta de emenda constitucional (PEC) da deputada Erika Hilton (PSol-SP) criada há seis meses. Desde então, a parlamentar tenta coletar as 171 assinaturas exigidas para que a PEC seja protocolada e, finalmente, apresentada na Câmara dos Deputados, para ser levada à discussão. Em um único dia, nesta segunda-feira, a PEC, que até então tinha cerca de 70 deputados signatários, passou da marca de 130 nomes. Falta pouco para que o texto seja efetivamente protocolado e comece a tramitar no Legislativo.
Confira as cidades, os locais e horários das cidades já confirmadas:
- Rio de Janeiro – Câmara Municipal (Cinelândia), às 10h
- São Paulo – Av. Paulista com Brigadeiro, às 9h
- Fortaleza – Praça do Ferreira, às 10h
- Brasília – Rodoviária do Plano Piloto, às 9h
- Vitória – Assembleia Legislativa do ES (ALES), às 14h
- Porto Alegre – Usina do Gasômetro, às 15h
Fonte: Correio Braziliense