BRASIL

Braga Netto quebra o silêncio, nega tentativa de golpe e plano para assassinar Lula, Alckmin e Moraes

O general da reserva e ex-ministro Walter Braga Netto se pronunciou neste sábado (23) negando qualquer envolvimento em planos de golpe de Estado ou em conspirações para assassinar líderes políticos e do Judiciário. Segundo reportagem da GloboNews, baseada no inquérito da Polícia Federal (PF), Braga Netto teria participado de reuniões em 2022 que planejavam ataques contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Braga Netto e o ex-presidente Jair Bolsonaro foram indiciados pela PF, junto com outras 35 pessoas, sob acusações de crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. No entanto, o general rejeitou as acusações, classificando-as como absurdas. “Nunca se tratou de golpe, e muito menos de plano de assassinar alguém”, escreveu em sua conta na rede social X (antigo Twitter).

Na publicação, o general também divulgou uma nota de seus advogados, que ressalta sua trajetória como comandante militar do Leste, chefe do Estado-Maior do Exército, interventor na Segurança Pública do Rio de Janeiro e ministro no governo Bolsonaro. “Durante o governo passado, foi um dos poucos, entre civis e militares, que manteve a lealdade ao presidente Bolsonaro até o final do governo, em dezembro de 2022, e a mantém até os dias atuais, por crença nos mesmos valores e princípios inegociáveis”, destacou a nota.

De acordo com a PF, Braga Netto teria sido anfitrião de uma reunião em sua casa, no dia 12 de novembro de 2022, onde foram apresentados os planos das chamadas “Operação Copa 2022” e “Operação Punhal Verde e Amarelo”. Essas operações, segundo o inquérito, previam o monitoramento e possível assassinato de Alexandre de Moraes, além da eliminação de Lula e Alckmin. O encontro teria contado com a presença de oficiais militares de alta patente, como o tenente-coronel Mauro Cesar Cid, o major Rafael de Oliveira e o tenente-coronel Ferreira Lima.

A investigação aponta que Braga Netto seria uma peça-chave no planejamento do golpe de Estado, assumindo o comando de um “Gabinete Institucional de Gestão da Crise” caso a ruptura democrática se concretizasse. Contudo, a defesa do general refutou categoricamente essas alegações, classificando-as como “fantasiosas” e “absurdas”.

“A defesa técnica do general Walter Souza Braga Netto repudia veementemente a criação de uma tese fantasiosa e absurda em parte da imprensa de que haveria ‘um golpe dentro do golpe’”, afirmaram seus advogados na nota divulgada.

Ainda segundo os investigadores, as operações “Punhal Verde e Amarelo” e “Copa 2022” teriam objetivos claros: o sequestro ou assassinato das autoridades listadas, como parte de um plano maior de ruptura institucional. Mensagens detalhando essas operações foram encontradas no celular do tenente-coronel Mauro Cid, incluindo diálogos que indicam alterações feitas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em uma minuta do golpe, descoberta na residência do ex-ministro Anderson Torres.

Braga Netto encerrou seu comunicado reiterando sua lealdade a Bolsonaro e sua defesa dos valores que guiaram sua trajetória nas Forças Armadas e no governo. O caso segue sob investigação, com desdobramentos previstos para as próximas semanas.

 

Fonte: Brasil247

Redação

Recent Posts

CMN prorroga prazo de pagamento de operações de crédito rural com recursos do FNE

O Conselho Monetário Nacional (CMN) publicou nesta sexta-feira, 4, uma resolução prorrogando o prazo de…

4 minutos ago

País tem resultado pior de alfabetização em prova federal; MEC diz que exame não é indicador

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira, 3, dados do Sistema de Avaliação da…

13 minutos ago

Susan Boyle, famosa por comovente apresentação em reality, retoma carreira

A escocesa Susan Boyle surpreendeu internautas ao reaparecer em suas redes sociais após quase dois…

55 minutos ago

Athletico-PR supera o Paysandu e estreia com vitória na Série B

Rebaixado no ano do centenário, o Athletico-PR começou com o pé direito no seu principal…

58 minutos ago

TJRJ mantém decisão que obriga Freixo a pagar R$ 30 mil a Flávio Bolsonaro

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) manteve, nesta sexta-feira, 4, a decisão…

59 minutos ago

indicador de risco de crédito dá maior salto desde crise bancária regional de 2023

O Markit CDX North American Investment Grade Index, uma cesta de swaps de inadimplência de…

1 hora ago

This website uses cookies.