Caças britânicos interceptaram duas aeronaves russas voando perto do espaço aéreo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), segundo comunicado divulgado pelo Ministério da Defesa do Reino Unido. As interceptações marcam o primeiro voo da Força Aérea Real (RAF, na sigla em inglês) como parte da Operação “CHESSMAN” e ocorrem poucas semanas após o início da defesa britânica, junto à Suécia, do flanco leste da Otan.
O comunicado diz que dois Typhoons da RAF foram enviados da Base Aérea de Malbork, na Polônia, na última terça-feira, dia 15, para interceptar uma aeronave de inteligência russa Ilyushin Il-20M “Coot-A” que sobrevoava o Mar Báltico.
Depois, na quinta-feira, dia 17, outros dois Typhoons partiram da base para interceptar uma aeronave desconhecida que deixava o espaço aéreo de Kaliningrado e se aproximava do espaço aéreo da Otan.
Ainda segundo o documento, a medida segue o compromisso do governo britânico de aumentar os gastos com defesa para 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB).
“O Reino Unido é inabalável em seu compromisso com a Otan. Com a crescente agressão russa e o aumento das ameaças à segurança, estamos nos mobilizando para tranquilizar nossos Aliados, dissuadir adversários e proteger nossa segurança nacional por meio do nosso Plano para a Mudança”, disse o ministro das Forças Armadas, Luke Pollard, em nota.
Por: Estadão Conteúdo
O Troféu Maria Lenk 2025 começou nesta segunda-feira (21) no Clube de Regatas do Flamengo,…
Por Redação, O Estado de S. Paulo - 21/04/2025 20:52 O presidente Luiz Inácio Lula…
A linha de base atualizada do Instituto de Finanças Internacionais (IIF, na sigla em inglês)…
Por Redação, O Estado de S. Paulo - 21/04/2025 20:10 O presidente dos Estados Unidos,…
Por Redação, O Estado de S. Paulo - 21/04/2025 17:00 A morte do papa Francisco,…
O autor britânico Neil Gaiman, conhecido por obras como Sandman, Coraline e Deuses Americanos, abriu…
This website uses cookies.