Categories: Últimas Notícias

Cardeal fala da importância de manter legado de Francisco em missa campal


Um dia após o sepultamento do papa Francisco, uma missa em sufrágio ao pontífice foi realizada na manhã de ontem no Vaticano. A celebração reuniu milhares de pessoas na Praça São Pedro. Na missa, o líder católico foi chamado de “o pastor que o Senhor deu ao povo” pelo cardeal Pietro Parolin – secretário de Estado do Vaticano e próximo de Francisco. De acordo com a Vatican News (portal oficial da Santa Sé), a celebração reuniu funcionários do Vaticano e religiosos, além de adolescentes católicos de diversas partes do mundo e fiéis.

A grande quantidade de jovens presentes se deve à canonização que ocorreria neste domingo de Carlos Acutis – jovem que morreu aos 15 anos, em 2006, e está prestes a se tornar o primeiro “santo millennial” ou “santo da internet”. Contudo, a cerimônia foi adiada após a morte de Francisco, e será remarcada pós-conclave.

Na missa, o cardeal falou do luto e da importância de manter o legado do papa. “O nosso carinho por ele, que se manifesta nestas horas, não deve permanecer uma simples emoção do momento; devemos acolher o seu legado e torná-lo vida vivida”, salientou. “Só a misericórdia cura, só a misericórdia cria um mundo novo, extinguindo os focos de desconfiança, ódio e violência: este é o grande ensinamento do papa Francisco.”

“Recordamos com carinho o nosso amado papa Francisco. Esta memória está particularmente viva entre os funcionários e fiéis da Cidade do Vaticano, muitos dos quais estão aqui presentes, e a quem gostaria de agradecer pelo serviço que prestam diariamente. A vós, a todos nós, ao mundo inteiro, o papa Francisco envia do céu o seu abraço”, declarou o cardeal.

Parolin falou ainda sobre paz, tema caro a Francisco: “Recordou-nos que não pode haver paz sem o reconhecimento do outro, sem a atenção aos mais fracos e, sobretudo, nunca pode haver paz se não aprendermos a perdoar-nos reciprocamente, usando entre nós a mesma misericórdia que Deus tem para com a nossa vida.”

ALEGRIA

Para a missa, as pessoas se aglomeraram em diversas vias do Vaticano – inclusive, muitos brasileiros. Na missa, o cardeal destacou outra das marcas do pontífice: a alegria. “Lembrou-nos disso desde a sua eleição e repetiu-o a nós muitas vezes, colocando no centro do seu pontificado a alegria do Evangelho”, destacou. “A alegria pascal, que nos sustenta na hora da provação e da tristeza, hoje é algo que quase se pode tocar nesta praça. É visível sobretudo nos vossos rostos.”

Ontem foi o segundo dia dos “novendiais”, nove dias seguidos de missas em sufrágio de Francisco, chamado de Domingo da Misericórdia. A data também é marcada como o segundo domingo de Páscoa, celebrado pela Igreja Católica.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

John Lithgow diz que não esperava críticas por aceitar papel em série de ‘Harry Potter’

John Lithgow, ator que interpretará Alvo Dumbledore na nova série de Harry Potter, comentou a…

33 minutos ago

Brasileirão tem 5 técnicos demitidos em 6 rodadas; veja quem podem ser os próximos

A derrota do Vasco diante do Cruzeiro, pela sexta rodada, fez com que Fábio Carille…

34 minutos ago

Deliveroo recebe proposta de aquisição da DoorDash

A Deliveroo, empresa britânica de entrega de alimentos, disse na sexta-feira, 25, que recebeu no…

44 minutos ago

Trump repete narrativa sobre transformar Canadá em 51º estado dos EUA, em dia de eleições

O presidente americano, Donald Trump, repetiu nesta segunda-feira, 28, a narrativa sobre transformar o Canadá…

53 minutos ago

Coprodução brasileira é selecionada para mostra paralela em Cannes

Além de O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, outro filme com envolvimento de brasileiros…

2 horas ago

This website uses cookies.