Os deputados aprovaram, em dezembro, o Projeto de Lei (PL 2072/23), que altera a Lei do Saneamento Básico para proibir que os serviços de saneamento em um município sejam prestados, sem licitação, por entidade da administração de outro ente federativo. A proposta foi aprovada na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara e será analisada, agora, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em 2025.
Pelo texto, os autores, deputados Adriana Ventura (Novo-SP) e Marcel van Hattem (Novo-RS), incluem na legislação dois dispositivos que vedam a equiparação à prestação direta, sem licitação, do serviço de saneamento básico realizado por órgão de outro ente federativo, mesmo que seja na modalidade de prestação regionalizada.
A medida teve relatório favorável do deputado Fernando Monteiro (PP-PE). Para ele, a proposta promove a competição no mercado dos serviços de saneamento. O deputado afirmou, ainda, que o projeto põe fim às interpretações dúbias sobre esse ponto da legislação, que atualmente veda a celebração de contrato de programa entre as empresas estaduais de saneamento e os municípios.
“A alteração pretendida cristaliza o entendimento segundo o qual não é possível a uma entidade pública integrante da estrutura de estado da Federação prestar serviços de saneamento básico em determinado município, sem licitação”, destacou o deputado Fernando Monteiro.
Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pelos deputados também e pelos senadores.
Fonte: Brasil 61
Desintoxicar é crucial para quem quer se livrar das drogas e melhorar a saúde. Vamos…
Os temas de animais sempre atraíram os jogadores, e os caça-níqueis com leitões ganharam popularidade…
Na tarde deste domingo, 26, o Estádio Waldeir José de Oliveira foi palco de um…
Além da escolha dos novos presidentes do Senado e da Câmara, parlamentares têm pela frente…
Os pagamentos são realizados preferencialmente na Poupança CAIXA ou conta CAIXA Tem.
Entre as capitais, as temperaturas mínimas previstas são de 19°C em Brasília (DF) e 22°C…
This website uses cookies.