Categories: BRASIL

COQUELUCHE: Centro-Oeste já registra 153 casos da doença em 2025

A região Centro-Oeste teve um pico de casos de coqueluche em 2024, com 427 registros. No ano anterior, foram apenas 12. Em 2025, já foram registrados 153 casos até o começo de abril. 

A doença é causada por uma bactéria e provoca tosse e outros sintomas parecidos com um resfriado. A coqueluche pode se tornar grave e até matar bebês menores de um ano e pessoas com a imunidade comprometida ou doenças como asma. 

A principal forma de prevenção é a vacina. Para proteger os bebês, o Sistema Único de Saúde,(SUS) , recomenda a vacina dTpa para  gestantes, a partir da vigésima semana de gestação, e para todos os profissionais da saúde que atuam atendendo recém-nascidos, além de parteiras tradicionais. 

A vantagem da vacina contra a coqueluche é que a proteção passa da mãe para o bebê, quando é vacinada com dTpa até que ele possa tomar a dose, como explica o diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti. “Vacinamos a gestante para a criança nascer com os anticorpos maternos. É uma proteção que o bebê recebe e são passados pelo cordão umbilical. E aí, a criança, nos primeiros meses de vida até ela receber a vacina, vai ter essa proteção que herdou da mãe. Hoje, observamos no Brasil o aumento dos casos de coqueluche, principalmente em adolescentes e adultos jovens – casos leves do ponto de vista clínico. Mas essas pessoas transmitem para os bebês. E os bebês, sim, tem maior risco de contrair a doença.

Tatiane Rocha, moradora do Riacho Fundo, região administrativa do Distrito Federal, tem um bebê de cinco meses. Ela conta que foi orientada a tomar a vacina dTpa na vigésima semana de gestação e que isso foi fundamental para se sentir segura.  “Acho de extrema importância tomar vacina da dTpa para proteger os bebês da difteria, tétano e coqueluche, principalmente porque bebê recém-nascido tem um ‘pulmãozinho’, tudo neles é frágil. Então, para mim como mãe, acho de extrema importância que a grávida seja vacinada e que, quando o médico do pré-natal oriente, tomar, porque é de suma importância para a vida do bebê. ”

A proteção contra coqueluche se inicia quando a gestante toma vacina dTpa na vigésima semana. Após isso, a proteção ao bebê garantida com a vacina penta (vacina adsorvida difteria, tétano, pertussis, hepatite B (recombinante) e Haemophilus Influenzae b (conjugada)) com três doses – aos 2, 4 e 6 meses de idade) e depois a DTP (vacina adsorvida difteria, tétano e pertussis) com duas doses de reforço – aos 15 meses e aos 4 anos). Vale lembrar, que é recomendado tomar a vacina contra difteria e tétano a dT a partir de 7 anos de idade e reforço a cada 10 anos. 

A difteria atinge as amígdalas, faringe, laringe, nariz e, ocasionalmente, outras partes do corpo, como pele e mucosas. Após a vacina, o número de casos de difteria se tornou muito raro no Brasil. 

Mas, sem vacinas, essas doenças comuns no passado, podem voltar a circular.

Para mais informações, acesse www.gov.br/vacinacao.

Brasil 61

Recent Posts

Anápolis inicia construção de nova faixa no trevo da Havan para desafogar trânsito

Prefeitura de Anápolis inicia construção de terceira faixa no trevo da Havan para melhorar o…

3 horas ago

Goiânia inicia mutirão de castração gratuita para cães e gatos com microchipagem

Prefeitura de Goiânia oferece 1,5 mil castrações gratuitas para cães e gatos, incluindo microchipagem e…

8 horas ago

Luisa Stefani avança às semifinais do SP Open após desistência de adversárias

Luisa Stefani avança às semifinais do SP Open após desistência de adversárias. Confira o desempenho…

8 horas ago

Enem 2026: Inep libera cartilha oficial com diretrizes para a redação

O Inep disponibilizou a cartilha oficial de redação do Enem 2026 com orientações, critérios de…

8 horas ago

Golpe do consórcio em Goiás deixa prejuízo de R$ 86 mil a vítima

Moradora de Goiás perde R$ 86 mil em golpe de consórcio. Suspeita de Anápolis é…

8 horas ago

Melhores agências de Growth Marketing B2B na América Latina

Crescer no B2B exige uma lógica diferente. Não basta aumentar o tráfego, gerar muitos leads…

9 horas ago

This website uses cookies.