Dólar tem mostrado movimento espelhado ante 2024, que foi ano atípico, diz diretor do BC


O diretor de Política Monetária do Banco Central, Nilton David, disse nesta quinta-feira, 16, que, em 2025, o dólar tem mostrado um movimento espelhado ante 2024, que foi um ano atípico. Apresentando um gráfico que mostra o dólar real ajustado pela inflação, usando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para o Brasil e o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) para os EUA como base, Nilton enfatizou que é possível ver o real tocando seu melhor nível em outubro de 2025 – em movimento espelhado com 2024.

“As pessoas tendem a pensar e acreditar que há uma sazonalidade forte no dólar real. Na verdade, não é o que vimos nos últimos seis anos, pelo menos. Há alguma sazonalidade entre agosto e outubro, e depois fica meio estável ao longo do tempo. O ano passado foi um ano incomum e é por isso que gosto de comparar as curvas e ver onde estamos agora”, disse ele, em palestra no evento “Global Macro Sessions”, organizado pelo UBS BB, em Washington, nos Estados Unidos, às margens das reuniões anuais do Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional (FMI) e do grupo das 20 maiores economias do globo (G20).

O diretor do BC também afirmou que o real apreciou 15% em relação ao dólar em 2025, com metade disso por fatores domésticos e a outra metade pela desvalorização global da moeda norte-americana.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Carro elétrico da BYD atinge muro de condomínio e deixa ferido em Anápolis

Carro elétrico da BYD colide contra muro em condomínio de luxo em Anápolis e deixa…

33 minutos ago

Impactos da PEC da Segurança aprovada no Senado para as guardas municipais

Saiba como a PEC da Segurança aprovada no Senado impacta as guardas municipais e o…

2 horas ago

CPE recupera motocicleta furtada em Goianésia e encaminha suspeito à delegacia

CPE recupera motocicleta furtada em Goianésia e encaminha suspeito à delegacia: Uma motocicleta Honda CG…

2 horas ago

Anápolis registra duas chamadas policiais na mesma noite por barulho em condomínio

Moradores chamam a polícia duas vezes na mesma noite em condomínio de Anápolis devido a…

3 horas ago

DEAM Goianésia prende homem investigado por abuso sexual contra a cunhada e a própria filha

DEAM Goianésia prende homem investigado por abuso sexual contra a cunhada e a própria filha:…

3 horas ago

Comissão Especial enterra pedido de impeachment contra Ricardo Nunes na Câmara de São Paulo

Câmara de São Paulo arquiva pedido de impeachment contra Ricardo Nunes após votação na comissão…

3 horas ago

This website uses cookies.