A Câmara Municipal de Goianésia realizou na tarde dessa terça-feira, 30, sessão solene para prestar homenagens por meio de honrarias a diversas personalidades de Goianésia e do estado, do meio jurídico, político e acadêmico.

Dentre os homenageados, pelo Poder Legislativo, o assessor jurídico da Secretaria Municipal da Casa Civil, Maick Costa Brito, a quem foi entregue a Comenda do Mérito ao Advogado, assim como a outros 13 operadores do Direito - seriam 15, no total, mas Oneidson Filho de Jesus, o Peninha, deixou de comparecer por motivo de doença em família -, a primeira vez que esses profissionais, indispensáveis à administração da justiça, são distinguidos, em Goianésia, com essa honraria.

O texto da publicação continua após a publicidade

“Tive a satisfação de receber a Comenda do Mérito ao Advogado, homenagem prestada pela Câmara aos advogados por relevantes serviços ao município”, disse Maick Brito, que foi indicado pelo vereador Paulo Henrique (UB), de quem foi colega de trabalho desde 2017, na Prefeitura de Goianésia, parceira que continua agora com o amigo no Poder Legislativo.

“A iniciativa da Câmara Municipal de Goianésia, com essa comenda, para mim, é de grande relevância, uma vez que valoriza uma classe profissional que trabalha diariamente para corrigir as injustiças, que, infelizmente, a gente sabe que acontece, de maneira que o trabalho dos advogados é indispensável à sociedade. Valorizar o profissional, o advogado, é valorizar a justiça, e eu como advogado fico muito feliz com tal reconhecimento”, completou Maick Brito.

Homenagens
Foram distribuídos, pelo Poder Legislativo, título de Cidadão Goianesiense, Comenda de Honra ao Mérito, Comendas do Mérito ao Advogado e Moções de Aplauso.

Vice-presidente da Seção Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), o advogado Thales José Jayme recebeu o título de Cidadão Goianesiense; diretor-geral da Faculdade Evangélica de Goianésia (Faceg), o Prof. Dr. José Mateus dos Santos, a Comenda de Honra ao Mérito; e os advogados Marcos Antônio de Assis Neves, Mirando Ribeiro Gonçalves, Guilherme Francisco Machado, Carlucia da Guia Soares Feliciano Martins, Joelson José Fonseca, Gilberto Batista Naves, André Luis Moreira Silva, Letícia Carvalho Souza, Jordana Borges Silva, Guilherme Silvério de Araújo Júnior, Jairo Pacheco da Silva, Lucas Santiago de Queiroz e Aparecido Bernardo da Costa, além de Maick Brito, as comendas do Mérito ao Advogado.

Foram distribuídas, ainda, Moções de Aplauso a Gilberto Batista Naves Filho, de 36 anos, por seu trabalho na área jurídica e aprovação em concurso público para o cargo de Procurador da República, representado, na sessão especial, pelos seus pais, os também advogados Gilberto e Mara Naves; e aos ex-vereadores de Goianésia, integrantes da 8ª legislatura (período de 1983 a 1988), Edgar Caetano Rosa, Emival Rezende, Ivo Dantas Neto, João Arantes Batista, Josafá Alves da Fonseca, Walter Pedro da Silva, Orcedino Wenceslau da Silva, Sebastião Naves Primo e Wanderley da Mata, pela idealização do Plenário Aleixo Luiz Vinhal, nome dado ao ambiente de deliberações e votações da Casa, em homenagem ao ex-vereador, integrante do Poder Legislativo municipal na 1ª legislatura.

Além disso, a família pioneira de Aleixo Luiz Vinhal (1900-1963), ex-vereador de Goianésia que dá nome ao plenário da Casa, recebeu placa contendo a igual denominação do plenário. Ali, dentre os presentes, uma de suas filhas, Maria de Lourdes Vinhal, e uma de suas netas, Mônica Maria Cardoso, que falou em nome da família no momento seguinte, quando do descerramento da placa com a foto de Aleixo Luiz Vinhal.

Discursos
Durante a sessão especial, o Prof. Dr. José Mateus dos Santos, que recebeu da Casa a Comenda de Honra ao Mérito, discursou, em nome de todos os homenageados, quando se dirigiu em especial aos advogados homenageados:

“A minha satisfação maior é poder reencontrar alunos e alunos, que hoje estão aqui recebendo essa comenda. Para um professor, não tem satisfação maior do que ver um aluno e uma aluna, que realmente, através da batuta da universidade, começam a galgar a escrever a sua história profissional”, pontuou José Mateus, que é ex-vereador do município e ex-presidente da Câmara Municipal, além de ex-vice-prefeito.

O Prof. Dr. José Mateus dos Santos enalteceu os ex-vereadores da 8ª legislatura, como ele, igualmente homenageados, todos os familiares do senhor Aleixo Luiz Vinhal que, em sua opinião, com justiça, leva o nome do que chamou de “esse espaço tão bonito, o qual, hoje, a gente tem a alegria em vir aqui festejar.”

E citou o sociólogo inglês Hartmut Rosa (1965-) e o seu livro, “Aceleração”: “E nessa obra ele enfatiza uma coisa que muito me instiga: ‘Nós só vamos vencer todo esse estado de coisa que a sociedade pós-moderna trouxe através do reconhecimento e da gratidão.’ Aqui eu passo a falar desse evento. Nós estamos praticando isso que o Professor Rosa enfatiza. Nós estamos aqui hoje, primeiro, pela gratidão. Vocês não fizeram isso sem não pensar realmente numa atividade que esse grupo fez; mas nós, enquanto recebedores dessas honrarias, sentimo-nos grato, numa sociedade em que ser grato é um desafio, porque é uma sociedade muito mais fácil de ter dedos apontados do que mãos estendidas”, afirmou.

“Mas ele ainda enfatiza: é a sociedade que, além da gratidão, nós precisamos reconhecer. Reconhecer os feitos dos outros. Porque hoje é muito mais fácil criticar, nas redes sociais, apontando o dedo. E, às vezes, em um gesto como esse, isso alimenta e faz com que o nosso coração possa realmente ficar mais comprometido ainda em continuar praticando o bem.

José Mateus finalizou, sintetizando a tarde em duas palavras: “Essa tarde foi de gratidão e de reconhecimento. Gratidão intensa, porque lembrar daqueles que ajudaram a fazer a história lá na 8ª legislatura; lembrar dos advogados e advogadas, que continuam aí fazendo com que a justiça possa ser plenamente efetivada, isso é muito bom. Que possamos ir embora daqui hoje com o coração realmente pronto para continuar espalhando gratidão e com maior reconhecimento de tanta cosia boa que a vida e que Deus nos oferece”, encerrou José Mateus, parabenizando aos vereadores e os agraciados.

Também, fizeram pronunciamentos, no Plenário Aleixo Luiz Vinhal, o advogado e ex-vereador de Goianésia, Edgar Caetano Rosa, em nome dos ex-vereadores homenageados, que encerrou a sua fala expressando saudade da sua irmã, a advogada Élcia Caetano, e da sua sogra, dona Ivone, que perderam a vida durante a pandemia; e o advogado e ex-prefeito Gilberto Naves, que enalteceu o Legislativo pela iniciativa: “Quero dizer da nossa alegria porque essas homenagens têm substância, essas homenagens eu tenho certeza que a todos nós vieram com análise, com critério, com a busca de reconhecer valor naquilo que esses homenageados prestaram e prestam no caminho da história de Goianésia”.



Fique bem informado, nos acompanhe em nossas redes sociais
Telegram
Instagram
Twitter
Facebook - Grupo
Facebook - FanPage
WhatsApp - Grupo