A Secretaria Municipal da Mulher, Família e Direitos Humanos de Goianésia promoveu neste domingo, 18, no Clube Campestre, evento comemorativo ao Dia Nacional do Surdo, neste mês, em que são lembradas as lutas e conquistas da comunidade surda no Brasil e no mundo - o Clube Campestre de Goianésia, um dos mais tradicionais da cidade, que abrigou o encontro, cedeu o espaço, sem ônus para a prefeitura, e liberou o acesso ao recinto aos surdos atendidos pelo CAS e às autoridades.

Participaram do evento de convivência, este ano com o tema “Conviver, a melhor forma de compreender”, a comunidade surda, composta por surdos e também por ouvintes que lutam pela causa, como seus familiares, intérpretes e amigos; o  prefeito Leonardo Menezes; a primeira-dama do município, Eloá Menezes, que comanda a Pasta no seio da qual surgiu o projeto Central de Apoio ao Surdo (CAS); a coordenadora do CAS, Dulce Ananias; os vereadores de Goianésia, Edvaldo da Jalles (PSDB) e Geraldo do Pastel (Podemos); o vereador e presidente da Câmara Municipal de Barro Alto, Elismar Barbosa (PSDB); o presidente da Associação dos Surdos de Goianésia, Marcivaldo Silva dos Anjos; o também representante da comunidade surda, Diego Eleutério Gomes Santos; a subsecretária Rosângela; o craque Nonato e sua esposa, Vanessa Ferreira de Abreu Ribeiro, que é coordenadora da Central de Apoio ao Deficiente (CAD), projeto parceiro do CAS; o empresário Leonardo, da Goianinho Alimentos, dito padrinho da comunidade surda; Cairo Araújo Godinho, presidente do Clube Campestre, e sua esposa, Arlete Cavalcante de Oliveira Godinho; e os intérpretes de Libras, Letícia Silva Mendes e Adélio Neto, que traduzem para a comunidade surda todos os eventos e peças da prefeitura, homenageados com lembranças oferecidas pelo CAS, pela passagem do Dia Internacional do Tradutor e Intérprete de Libras, celebrado no dia 30 de setembro.

O texto da publicação continua após a publicidade

“E vocês, comunidade surda, estamos aqui sempre lutando por vocês. E tudo o que vocês acharem que pode melhorar a qualidade de vida de vocês, nos fale, que nós vamos melhorar ainda mais a vida de vocês, como eu sei que já melhoramos um pouquinho”, afirmou Eloá Menezes, em pronunciamento, seguida pelo prefeito Leonardo Menezes, que falou da certeza da importância dessa inclusão, disse só ter a agradecer a oportunidade de dar voz aos surdos, de ouvi-los, e garantiu o apoio de sua gestão a essa comunidade:

“Eu só tenho que agradecer a todos que acreditam nesse projeto. E eu quero garantir que, na minha gestão, a prefeitura, o Governo de Goianésia não vai deixar de dar nenhum apoio, nunca deixará de dar esse apoio, vai só melhorar ainda mais para vocês. Eu só quero dar essa garantia de fato com o trabalho dessas grandes pessoas que estão aqui na frente”, afirmou o prefeito, aplaudido pelos cerca de 60 surdos, referindo-se à mesa virtual formada por profissionais do CAS, autoridades municipais e apoiadores.

Setembro Surdo
O Dia do Surdo, celebrado a 26 de setembro, é uma das três datas que fizeram surgir, em 2011, o Setembro Surdo, ou Setembro Azul, movimento empenhado em manter vivas a Língua de Sinais e a cultura surda, além da busca incessante pelo direito à educação de qualidade na comunidade surda - as outras são: 10 de setembro, Dia Mundial da Língua de Sinais; e 30 de setembro, Dia Internacional do Tradutor e Intérprete de Libras.

O 26 de setembro foi escolhido por ser a data de fundação da primeira escola de surdos no Brasil: o Instituto Nacional de Educação de Surdos, no Rio de Janeiro.

Em Goianésia, a comunidade surda tem grandes motivos para celebrar as suas conquistas. Desde o ano passado, quando a primeira-dama Eloá Menezes assumiu a Pasta da Mulher, Família e Direitos Humanos. Desde então, com o apoio do prefeito Leonardo Menezes, vem lutando pelo direito da pessoa surda no município. Seu primeiro trabalho para a comunidade surda foi a criação do CAS, projeto inaugurado em 24 de abril de 2021.

Coordenada pela intérprete de Libras, Dulce Ananias, a Central tem por objetivos apoiar a pessoa do surdo em sua comunicação em atendimentos públicos e desenvolver e apoiar projetos junto à Associação dos Surdos de Goianésia.

Durante o evento desse domingo, a secretária municipal da Mulher, Família e Direitos Humanos, Eloá Menezes, anunciou estarem em andamento mais três ações que vão beneficiar o projeto CAS: cursos de Libras para a sociedade, já aprovado pelo Conselho Municipal de Educação (CME), tanto para os surdos adultos não alfabetizados em Libras quanto para ouvintes que têm vontade de fazer Libras; a sala bilingue para alfabetizar em Libras as crianças surdas do município, em parceria com a Escola Municipal de Tempo Integral Luiz de Oliveira; e cursos de qualificação para o mercado de trabalho, em parceria com grandes empresas da cidade, como a Jalles Machado.

“Hoje é um dia muito especial para todos nós aqui, é um mês especial”, disse a coordenadora do CAS, Dulce Ananias, que se declarou grata pela sensibilidade do prefeito Leonardo Menezes e da primeira-dama Eloá Menezes em atender ao público pequeno, antes desassistido.

“Desde a primeira reunião que tive com o prefeito, junto com a Associação dos Surdos e com alguns surdos, que teve essa esperança de acontecer algo diferente para a comunidade surda de Goianésia. Não foi promessa de governo, não foi promessa de campanha. Foi realmente sensibilidade para com a comunidade surda”, constatou Dulce Ananias, que coordena o CAS, projeto da Prefeitura de Goianésia que conta hoje 60 pessoas surdas cadastradas do total estimado de 70 no município, otimista, ainda, quanto às ações futuras, cujos projetos estão em andamento, para iniciar no começo de 2023, como a sala bilingue.

“Se a gente não tivesse, hoje, Eloá e o Leonardo Menezes na Prefeitura, não tinha o projeto para vocês. É porque eles sentiram mesmo a necessidade, independentemente do tamanho do público. E o que é inclusão? É estar igual ao ouvinte. Se o ouvinte chega no hospital, e ele é atendido em Português, o surdo também tem o direito de ser atendido em Libras”, esclareceu Dulce Ananias.

Homenagem
Ainda neste mês de setembro, a Câmara Municipal de Goianésia homenageará, com Moção de Aplauso, três pessoas surdas, ouvidas pelo CAS sempre que surge qualquer ação a favor da comunidade surda local. São elas: Diego Eleutério Gomes Santos, que falou em Libras para os presentes na confraternização desse domingo, traduzida pela coordenadora do CAS; Ana Carla Ferreira da Silva; e Marcivaldo Silva dos Anjos, o presidente da Associação dos Surdos de Goianésia.

Eles receberão Moção de Aplauso, proposta pelo Poder Legislativo, por meio dos vereadores Dr. Marcos Vinícius (MDB), Edilson Cabecinha (Progressistas), Edvaldo da Jalles (PSDB), Ismael do Gasparino e Professor Hiago (ambos do União Brasil).

Nesse domingo, durante a confraternização pelo Dia Nacional do Surdo, presentes os vereadores Edvaldo da Jalles e Geraldo do Pastel, o prefeito Leonardo Menezes sugeriu seja criada, pela Câmara, Lei Municipal que estabeleça o CAS como política de governo, a fim de garantir que o projeto de sua gestão, o CAS, torne-se política pública permanente em benefício da comunidade atendida.



Fique bem informado, nos acompanhe em nossas redes sociais
Telegram
Instagram
Twitter
Facebook - Grupo
Facebook - FanPage
WhatsApp - Grupo