Levantamento indica que o atual governador tem vantagem de 32,3 pontos porcentuais sobre Gustavo Mendanha e margem para ser reeleito no próximo domingo

A quatro dias da realização do 1º turno das eleições, o novo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, contratado pelo Portal 6, mantém o indicativo de reeleição do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) neste domingo, 02. Na pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 28, Caiado lidera com 51,8% das intenções de voto no cenário estimulado, contabilizando 60,7% dos votos válidos.

O texto da publicação continua após a publicidade

Caiado oscilou 0,9 ponto porcentual na comparação com a pesquisa divulgada em 20 de setembro (tinha 50,9% há uma semana), o que mostra estabilidade no cenário eleitoral em Goiás. Na comparação com a primeira pesquisa do Instituto Paraná, divulgada em junho, o atual govenador cresceu exatos 11 pontos porcentuais, passando de 40,8% para 51,8%.

Em segundo lugar, Gustavo Mendanha (Patriota) tem 19,5% das indicações estimuladas, praticamente o mesmo índice da rodada anterior (19,6%) e menos do que tinha em junho (21,9%). A distância entre Caiado, líder em todas as pesquisas divulgadas sobre a sucessão em Goiás, e o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia é de 32,3 pontos porcentuais.

Em terceiro lugar, o deputado federal Major Vitor Hugo (PL) alcança 8,6% das intenções de voto. O liberal oscilou 1,7 ponto porcentual (tinha 6,9%), dentro da margem de erro da pesquisa. Wolmir Amado (PT) foi lembrado por 2,2% dos entrevistados, em quarto lugar.

Cintia Dias (Psol) e Edigar Diniz (Novo) tem 1,2%, cada; Professor Pantaleão (UP), 0,5%; Helga Diniz, 0,3%. Brancos e Nulos somam 8,1% e 6,6% dos eleitores seguem indecisos.

A Paraná Pesquisas entrevistou 1540 eleitores, entre os dias 23 e 27/09, em 55 municípios. A margem de erro estimada é de 2,5 pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral com o protocolo GO-02851/2022.

Votos válidos
Com base no cenário estimulado, o governador Ronaldo Caiado tem 60,7% dos votos válidos - excluindo brancos, nulos e eleitores indecisos. O formato é utilizado pela Justiça Eleitoral para a divulgação do resultado.

Gustavo Mendanha tem 22,8% das intenções de votos válidos, 37,9 pontos porcentuais distante de Caiado. Abaixo, Major Vitor Hugo alcança 10% dos válidos e Wolmir Amado, 2,5%. Os outros cinco postulantes, juntos, somam 4% das intenções de votos válidos.

Espontânea
O governador Ronaldo Caiado também lidera a simulação espontânea, quando o eleitor não tem acesso a uma cartela com os nomes dos candidatos. Caiado tem 33,4% das intenções de voto. Em segundo, Gustavo Mendanha é apontado por 13%. A vantagem do governador sobre o ex-prefeito é de 30,4 pontos.

Major Vitor Hugo tem a preferência de 4,5% na simulação espontânea. Os demais candidatos ao governo de Goiás não chegam a 1%. Brancos e nulos são 5,6% e 41,4% não escolheu diretamente nenhum dos postulantes.



Fique bem informado, nos acompanhe em nossas redes sociais
Telegram
Instagram
Twitter
Facebook - Grupo
Facebook - FanPage
WhatsApp - Grupo