Imagens: Marco Monteiro/SES-GO
Prefeitos, secretários municipais de saúde de todo o Estado se reuniram, nesta sexta-feira, 20, com representantes da alta gestão e demais profissionais da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) para debaterem a evolução do sistema público no Estado. A abertura do evento, iniciado às 7h30, contou com a participação do governador Ronaldo Caiado; o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos e demais autoridades, no auditório Lago Azul, do Centro de Convenções de Goiânia. O encontro, ainda em curso, tem como objetivo alinhar estratégias, compartilhar boas práticas e fortalecer a rede de assistência à saúde da população goiana.
Durante o Integra Saúde Goiás, são apresentados os projetos prioritários da saúde estadual e debatidos temas fundamentais como gestão e governança, educação permanente, ouvidoria e transparência, planejamento adequado e judicialização da saúde. A expectativa é promover integração entre as diferentes esferas de governo e estabelecer uma agenda conjunta para superar desafios regionais e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos.
“Quando falamos em saúde pública, não podemos trabalhar isoladamente. O Integra Saúde Goiás é um passo essencial para fortalecer a rede de atendimento e garantir que cada goiano, independentemente da cidade onde mora, tenha acesso a um serviço de qualidade e resolutivo. A regionalização da saúde é um compromisso do nosso governo, e só avançamos quando unimos forças com os municípios”, destacou o governador Ronaldo Caiado, em seu discurso, na abertura do evento.
O governador enalteceu os projetos de saúde do Estado que vêm sendo conduzidos para uma saúde pública mais eficiente e acessível a todos os goianos, e criticou a falta de repasses corretos do Ministério da Saúde.
“O dinheiro não está sendo repassado corretamente, mesmo com os hospitais habilitados. Infelizmente, o Ministério da Saúde não cumpre com sua obrigação. Mas nós temos um compromisso firme com a descentralização da saúde e a ampliação do acesso à população. Nossa meta é que nenhum goiano precise percorrer grandes distâncias para receber atendimento especializado. Para isso, investimos na construção e ampliação de unidades hospitalares e na qualificação dos profissionais”.
Grande impacto
O secretário Rasível Santos também ressaltou a importância do Integra Saúde Goiás. “Essa integração que estamos promovendo aqui hoje tem um grande impacto. É fundamental conhecer todos os programas e projetos disponíveis, compreender a intenção do governo e avançar na regionalização da saúde”.
Já o secretário adjunto, Sergio Vêncio lembrou a importância de se efetivarem as ferramentas criadas pela SES-GO com vistas à consolidação do planejamento da saúde de forma perene e protegida de eventuais futuras alterações mal-intencionadas. “Vamos tentar dar uma continuidade de décadas no planejamento estadual”, garantiu.
Também integrante da mesa de autoridades, a subsecretaria de Inovação, Planejamento, Educação e Infraestrutura da SES-GO, Ana Carolina Rezende Abrahão, destacou o comprometimento dos prefeitos presentes. “Goiás se destaca, cada vez mais, em saúde, em âmbito nacional, e isso sem dúvidas se deve à liderança que nós temos”, afirmou, para cumprimentar prefeitos e secretários presentes.
“Agradecemos, de coração, a presença de vocês aqui”, disse, direcionando um agradecimento especial à presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Goiás (Cosems-GO), Patrícia Palmeira. “Abraçou esse evento, convidou e reforçou aos secretários sobre a importância de estarmos aqui, integrados, para que avancemos em conjunto na gestão do Sus em Goiás.”
No Integra Saúde Goiás, os participantes também tiveram a oportunidade de visitar estandes expositivos do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-GO), da Superintendência Regional do Ministério da Saúde e do Conselho Estadual de Saúde, que trouxeram iniciativas, serviços e ferramentas para apoiar a gestão da saúde nos municípios.
Secretaria de Comunicação/Comunicação Setorial SES-GO – Governo de Goiás
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Padre Bernardo/17ª DRP, prendeu em…
Vilma criticou Vinícius por cantar ao retornar para a Festa da Líder Renata, no BBB…
A pesquisa Pulso Brasil do Instituto de Pesquisas Sociais, Politicas e Econômicas (Ipespe) divulgada nesta…
Aryna Sabalenka é a primeira finalista do WTA 1000 de Miami. Para avançar à inédita…
O secretário de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, Robert F. Kennedy Jr., disse que…
As tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre os carros importados são…
This website uses cookies.