Com a publicação da Medida Provisória 1.294/2025, que atualiza os valores da tabela progressiva mensal do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF), as novas faixas começam a valer a partir de maio deste ano.
A MP, que foi assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, aumenta a faixa de isenção do Imposto de Renda para os contribuintes com rendimentos mensais de até R$ 3.036. O valor corresponde a dois salários mínimos, já considerando o novo valor, de R$ 1.518.
Orçamento 2025: confira principais pontos da proposta sancionada
Para os brasileiros que ganham acima de R$ 3.036, a tributação começa a incidir em faixas – que chegam a um imposto de 27,5% sobre a renda mensal que ultrapassar os R$ 4.664,68.
De acordo com o governo federal, o objetivo da correção da tabela é manter a política de isenção do Imposto de Renda para trabalhadores que recebem até dois salários mínimos, praticada desde 2024.
Fonte: Senado Federal
Em março deste ano, o governo enviou ao Congresso Nacional projeto de lei 1.087/2025 para isentar do Imposto de Renda aqueles que ganham até R$ 5 mil.
Essa medida seria compensada com elevação do valor pago por quem ganha mais de R$ 600 mil por ano. De acordo com o Ministério da Fazenda, esse grupo corresponde a 0,13% dos contribuintes. Atualmente, a proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados.
Fonte: Brasil 61
Mutirão da Previdência Social e do INSS oferece milhares de vagas em oito estados brasileiros…
Universidade em Santa Catarina organiza campanha de arrecadação de doações para comunidades indígenas atingidas por…
Governo recebe sugestões da sociedade para formular plano estratégico focado na proteção de crianças e…
Natal do Bem 2026 em Goiânia começa com mais de 300 atrações gratuitas, nova montanha-russa,…
Presidente brasileiro desembarca nas Filipinas para negociar status diplomático superior junto ao bloco econômico asiático…
Tesouro Nacional identifica vazamento de dados de 30 mil cadastros e 4 mil chaves Pix…
This website uses cookies.