O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo, subiu 0,04% em agosto, desacelerando em relação ao acréscimo de 0,28% de julho e também ante o ganho de 0,10% da terceira quadrissemana do mês passado, segundo dados publicados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta terça-feira, 2.
O resultado de agosto ficou dentro das estimativas de instituições de mercado consultadas pelo Projeções Broadcast, de queda de 0,05% a alta de 0,16%, mas abaixo da mediana, de 0,11%.
Entre janeiro e agosto, o IPC-Fipe acumulou inflação de 2,35%. Nos 12 meses até agosto, a alta do índice foi de 4,92%, também inferior à mediana das projeções, de 4,99%.
No oitavo mês deste ano, dois dos sete componentes do IPC-Fipe perderam força e outros dois migraram para deflação: Habitação (de 0,58% em julho para 0,18% em agosto), Transportes (de 0,82% a -0,97%), Vestuário (de 0,04% a -0,06%) e Educação (de 0,36% a 0,01%).
Por outro lado, uma categoria recuou em ritmo mais lento e outras duas mostraram aceleração: Alimentação (de -0,48% em julho para -0,11% em agosto), Despesas Pessoais (de 0,33% a 0,68%) e Saúde (de 0,70% a 1,06%).
Veja abaixo como ficaram os componentes do IPC-Fipe em agosto:
– Habitação: 0,18%
– Alimentação: -0,11%
– Transportes: -0,97%
– Despesas Pessoais: 0,68%
– Saúde: 1,06%
– Vestuário: -0,06%
– Educação: 0,01%
– Índice Geral: 0,04%
Por: Estadão Conteúdo
Jovem de 19 anos é encontrado morto dentro de cela em unidade prisional de Anápolis…
Jovem de 24 anos é detido em Anápolis após perseguir médica por três meses na…
Moradora de apartamento descobre ao acordar que janela do quarto foi perfurada por tiros durante…
Senado aprova PEC da Segurança Pública em dois turnos, reorganizando forças policiais, endurecendo penas para…
A governabilidade de Lula exigirá negociação permanente e acordos amplos com o Congresso frente a…
Campanha solidária busca custear cremação e traslado de jovem de Anápolis que morreu na Itália…
This website uses cookies.