Categories: Últimas Notícias

Justiça prorroga prazo para instalação de CPIs barradas por aliados de Ricardo Nunes


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) prorrogou, por meio de decisão liminar, o prazo para que a Câmara Municipal instale duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) já aprovadas em plenário, mas ainda não implementadas devido a uma manobra de obstrução da base aliada do prefeito Ricardo Nunes (MDB). As CPIs seriam extintas nesta quinta-feira, 17, mas a Justiça estendeu o prazo de instalação até 30 de abril.

No início do mês, a Câmara aprovou duas CPIs: uma para investigar enchentes no Jardim Pantanal, na zona leste, e outra para apurar fraudes no programa de Habitação de Interesse Social (HIS). Ambas ainda não foram instaladas porque a base aliada não indicou seus representantes. Pelo regimento, CPIs não iniciadas em até 15 dias após a aprovação são extintas automaticamente.

Vereadores de oposição acusam a base da gestão Nunes de manobrar para substituir CPIs incômodas por comissões com menor potencial de desgaste. Nesta terça-feira, 15, a base aliada aprovou a criação de duas novas CPIs: uma para investigar os “pancadões” e outra sobre a atuação da empresa Tools for Humanity, que coletou dados de íris em troca de criptomoedas.

Diante disso, a oposição ingressou nesta quinta-feira, 17, com dois mandados de segurança no Órgão Especial do TJ-SP contra o presidente da Câmara, Ricardo Teixeira (União), aliado de Nunes. Eles pedem que o presidente seja obrigado a indicar os representantes das comissões por ofício, viabilizando a instalação das CPIs.

A desembargadora de plantão Isabel Cogan deferiu parcialmente o pedido da oposição e prorrogou o prazo de instalação das CPIs até o fim do mês. A decisão foi divulgada inicialmente pela Folha de S.Paulo e confirmada pelo Estadão.

Na decisão, a magistrada reconhece que o caso envolve procedimentos internos do Poder Legislativo, o que exige respeito ao princípio constitucional da separação dos poderes. No entanto, diante da relevância das alegações apresentadas, ela também invoca o princípio da inafastabilidade da jurisdição, que garante o acesso ao Judiciário em casos de possível lesão a direitos.

“De qualquer forma, a ação é da competência originária do Órgão Especial deste E. Tribunal de Justiça, cabendo a esta julgadora, em plantão judiciário, apenas resguardar as partes contra eventual risco de perecimento do direito alegado”, escreveu.

O líder do PSOL na Câmara, vereador Toninho Vespoli, considerou importante a decisão do TJ-SP, mas ponderou que ela ainda está aquém do esperado. “Ainda não é o que queríamos, pois achamos que o presidente deveria ser obrigado a instalar imediatamente as duas CPIs já que elas foram aprovadas pelos vereadores.”

“Quando o prefeito manobra para ameaçar os vereadores para barrar CPIs que vão investigar sua gestão, nossa única esperança é que a Justiça atue para garantir o direito dos vereadores”, afirmou.

Ao ser questionada pelo Estadão sobre as acusações da oposição, Prefeitura afirmou em nota que respeita a independência dos Poderes e reiterou que não interfere nos trabalhos do Legislativo. “O Executivo pauta sua relação com a Câmara Municipal pelo diálogo e o interesse público”, diz o texto.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Ponte Preta deve ter mudanças para tentar reabilitação contra o Retrô na Série C

A Ponte Preta continua a preparação para o confronto diante do Retrô-PE, marcado para este…

21 minutos ago

China anuncia redução no preço da gasolina e do diesel a partir da sexta-feira, 18

O governo da China anunciou nesta quinta-feira, 17, que vai reduzir os preços de varejo…

31 minutos ago

Gustavo Gómez projeta duelo duro em Fortaleza e pede ‘pés no chão’ ao Palmeiras

O zagueiro Gustavo Gómez foi o porta-voz do momento vivido pelo Palmeiras nesta sexta-feira, após…

1 hora ago

Dólar cai mais de 1% e fecha a R$ 5,80 em dia de altas de divisas emergentes e do petróleo

O dólar aprofundou o ritmo de queda no mercado local ao longo da tarde desta…

2 horas ago

Bontempo enfatiza reação do Santos e revela boas memórias contra São Paulo: ‘É especial’

O Santos voltou aos treinos nesta sexta-feira com os olhos voltados para um novo momento…

2 horas ago

Confiança da indústria do aço tem sexta queda consecutiva e chega 31,6 pontos

O Indicador de Confiança da Indústria do Aço (ICIA) caiu 0,7 ponto em abril de…

3 horas ago

This website uses cookies.