Categories: Últimas Notícias

Líder do PL na Câmara pede que PGR revise prisões do 8/1 após caso de mulher que pichou estátua


O deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), líder da bancada do PL na Câmara dos Deputados, solicitou neste sábado, 29, à Procuradoria-Geral da República (PGR) que reavalie as prisões preventivas dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. O pedido foi feito após o procurador-geral da República, Paulo Gonet, defender a transferência de Débora Rodrigues – que estava presa aguardando julgamento – para prisão domiciliar.

Débora, que pichou com batom a frase “perdeu, mané” na estátua “A Justiça”, teve o benefício concedido nesta sexta-feira pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

No pedido enviado à PGR, Sóstenes argumenta que os fundamentos utilizados para beneficiar Débora Rodrigues – como o tempo excessivo de prisão preventiva, a ausência de periculosidade concreta e o fato de ela ser responsável por filhos menores – também se aplicam a outros réus que seguem presos preventivamente.

Para o deputado, a revisão do entendimento do Ministério Público e a concessão do benefício da prisão domiciliar devem ser estendidas a casos similares, em nome da isonomia e da coerência institucional.

“Tais fundamentos não são exclusivos da mencionada ré. Há, atualmente, diversos cidadãos ainda mantidos em prisão cautelar em condições processuais e pessoais similares, inclusive em contextos menos gravosos”, escreveu.

O parlamentar defende que a atuação da PGR deve refletir não apenas a busca por responsabilização, mas também o respeito aos direitos e às garantias fundamentais. Segundo Sóstenes, rever o posicionamento da instituição diante de novos acontecimentos fortalece sua legitimidade: “Essa reavaliação não enfraquece a instituição – pelo contrário, protege sua legitimidade e autoridade técnica”.

A cabeleireira deixou neste sábado, 29, a Penitenciária Feminina de Rio Claro, em São Paulo. Segundo a defesa, ela está em casa com a família. O advogado Hélio Garcia Ortiz Júnior, que representa a cabeleireira, disse que a revogação de sua prisão é o “reconhecimento tardio de uma grande injustiça”.

Moraes colocou Débora em prisão domiciliar. Ela deverá cumprir uma série de exigências, como usar tornozeleira eletrônica, não acessar as redes sociais e nem conceder entrevistas. Se violar alguma medida cautelar, a cabeleireira pode voltar à prisão.

A decisão atendeu a um pedido da PGR, que acolheu, na última segunda-feira, 24, o pleito da defesa da cabeleireira para que ela aguardasse o julgamento em liberdade. Gonet destacou que Débora é mãe de dois filhos menores de 12 anos e que a investigação sobre sua participação nos atos de 8 de janeiro já foi concluída.

Moraes concordou. “Na presente hipótese, estão presentes os requisitos legais necessários para a imposição das medidas cautelares”, escreveu o ministro.

Débora estava presa há dois anos, desde a oitava fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada pela Polícia Federal em março de 2023. Ela foi denunciada por cinco crimes – golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Parlamento aprova alteração no prazo para a execução de emendas

No último encontro deliberativo da semana, nesta quinta-feira, 10, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego)…

39 minutos ago

‘Na rua, confusa e sem dinheiro’

Três meses após relatar o desaparecimento da mãe, a atriz Maria Gladys, Maria Thereza Mello…

41 minutos ago

Palmeiras identifica torcedor autor de gestos racistas, aplica punições e vai acionar a Justiça

O Palmeiras identificou o torcedor palmeirense que fez gestos de cunho racista em direção à…

42 minutos ago

Polícia Legislativa usa gás de pimenta para reprimir ato de indígenas em frente ao Congresso

Um grupo de indígenas foi contido com uso de gás de pimenta pela Polícia Legislativa…

43 minutos ago

Trump muda regra sobre pressão de água e diz que leva 15 minutos para lavar seu ‘lindo cabelo’

O presidente dos EUA, Donald Trump, há muito reclama das regras que limitam o fluxo…

49 minutos ago

Lula sanciona Orçamento de 2025 com superávit ‘inflado’, cortes no PAC e recorde de emendas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta quinta-feira, 10, o Orçamento de…

51 minutos ago

This website uses cookies.