O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, manifestou apoio à questão da Groenlândia diante de ofensiva do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante um telefonema da primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, na manhã desta sexta-feira, 11. A informação é da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo federal.
Ao longo de 40 minutos de conversa, ambos concordaram com a importância da defesa dos princípios do multilateralismo, especialmente no que diz respeito ao livre comércio.
A Groenlândia é um território autônomo da Dinamarca que, como os EUA, faz parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Segundo Trump, a anexação do território seria uma questão de segurança nacional para os norte-americanos.
Convite para visita ao Brasil
Lula também reforçou o convite para que a primeira-ministra visite o Brasil no segundo semestre deste ano, tanto para participar da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que ocorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro, quanto da Cúpula Brasil-União Europeia, cuja data ainda será definida, conforme o anúncio feito em dezembro do ano passado.
Mercosul-UE
Ambos manifestaram o interesse de trabalhar juntos pela finalização do acordo entre Mercosul e União Europeia.
O Brasil estará na presidência do Mercosul no segundo semestre de 2025, e a Dinamarca na presidência rotativa do Conselho da União Europeia.
Por: Estadão Conteúdo
A contratação do campeão de Fórmula 1 Max Verstappen traria "muitas desvantagens" para a Mercedes,…
Sete dias após protagonizarem linda batalha nas quartas de final do Masters 1000 de Montecarlo,…
Por Redação O Estado de S. Paulo - 18/04/2025 14:12 A Justiça Federal decidiu que…
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na quinta-feira, 17, um instrumento liberando a…
A presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de São Francisco, Mary Daly,…
Por Redação O Estado de S. Paulo - 18/04/2025 13:48 A Polícia Civil investiga se…
This website uses cookies.