Em um encontro estratégico que marca a transição da liderança do G20, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu neste domingo (17), em Brasília, o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. A reunião bilateral, a primeira com um chefe de estado no contexto do G20, contou com a presença de ministros de diversas áreas, como Relações Exteriores, Fazenda, Agricultura e Gestão, além de Celso Amorim, assessor especial da Presidência. Ramaphosa assumirá a presidência do G20 após o Brasil, e o encontro reforçou o compromisso com a continuidade de práticas inauguradas pela gestão brasileira, como o G20 Social.
Além do G20, os presidentes discutiram a retomada das reuniões do IBAS, grupo que reúne Brasil, Índia e África do Sul, três democracias do Sul Global com interesses comuns. O futuro da presidência brasileira do BRICS, prevista para ocorrer no Brasil em 2025, também esteve na pauta. Lula e Ramaphosa destacaram a importância da colaboração entre os países para fortalecer sua representatividade em questões globais, com foco em desenvolvimento sustentável e justiça social.
Outro tema abordado foi o financiamento da preservação ambiental, em linha com debates em fóruns internacionais. Ambos discutiram uma proposta de taxar 2% das fortunas dos 3 mil indivíduos mais ricos do mundo, responsáveis por um patrimônio acumulado de 15 trilhões de dólares. O presidente sul-africano reafirmou o compromisso de levar adiante as iniciativas brasileiras no G20, enquanto o Brasil se colocou à disposição para compartilhar sua experiência na liderança do grupo.
Fonte: Brasil247