As novas tarifas impostas pelos Estados Unidos podem levar a uma queda de 3% no comércio global, segundo Pamela Coke-Hamilton, diretora-executiva do International Trade Centre (ITC), agência vinculada à ONU. Em comunicado divulgado na sexta-feira, 11, a economista destacou que a medida, somada a retaliações de outros países, pode “reduzir o PIB global em 0,7%” e redefinir as cadeias de suprimentos internacionais.
“Haverá uma reavaliação de alianças globais, mudanças geopolíticas e econômicas”, afirmou Coke-Hamilton, referindo-se à pausa de 90 dias nas tarifas recíprocas anunciada pela Casa Branca – exceto para a China, onde as taxas chegam a 145%. Em resposta, Pequim elevou hoje suas tarifas sobre produtos americanos para 125%.
Países como México, China, Tailândia e nações do sul da África estão entre os mais afetados. O México, por exemplo, já viu suas exportações serem “altamente impactadas” e redirecionadas para Canadá, Brasil e, em menor escala, Índia. O Vietnã também está desviando vendas dos EUA e China para a União Europeia e Coreia do Sul.
Economias emergentes, como Lesoto, Camboja e Mianmar, são as “mais expostas” por falta de diversidade industrial. “A instabilidade e a imprevisibilidade afetam decisões em tempo real”, alertou a economista, ressaltando que, embora o comércio EUA-China represente apenas 3% a 4% do total global, “há 96% ainda ativo”.
“Se houve um momento para diversificação e integração regional, é agora”, concluiu Coke-Hamilton, destacando que a incerteza prolongada “não contribui para a estabilidade” do sistema econômico mundial.
Por: Source link
A importância da duplicação de um trecho da GO-010, em Senador Canedo, foi destacada pelo…
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, lamentou…
Danielzinho Trajano, filho de Daniel Trajano, diretor-executivo da Esportes da Sorte, é o novo jogador…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu em defesa do prefeito de Campos dos…
A equipe de comércio do presidente Donald Trump fez progressos "surpreendentes" em negociações tarifárias com…
Uma mulher de 32 anos foi atingida por uma bala perdida durante tentativa de assalto…
This website uses cookies.