BRASIL

Mercadante assume o compromisso de recuperar o Museu Nacional, no Rio de Janeiro

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, anunciou nesta sexta-feira, 15, o comprometimento da instituição com a reconstrução do Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Em evento acompanhado pelo jornal O Dia, Mercadante afirmou: “Quero assumir o compromisso de recuperar o Museu Nacional. Vamos botar de pé o Museu Nacional”.

O anúncio foi feito durante o G20 Social, no Rio de Janeiro, onde Mercadante discursou sobre o papel do BNDES no fortalecimento de iniciativas culturais e sociais. O evento também foi marcado pela divulgação de que o banco mobilizou mais de R$ 7,3 milhões em doações para apoiar o projeto Viva Pequena África, que visa a preservação e valorização da memória e herança africanas. Entre os novos doadores estão a Ford Foundation, a Open Society Foundations e o Instituto Ibirapitanga.

Compromisso com a Cultura e o Patrimônio Histórico

Em sua fala, Mercadante destacou o extenso histórico do BNDES na preservação do patrimônio cultural do Brasil. “O BNDES é o banco que mais resgatou o patrimônio histórico do Brasil. São mais de 400 projetos que temos”, afirmou, reforçando o papel da instituição como um pilar de apoio à cultura e à história nacional.

O presidente do BNDES também ressaltou a importância da instituição como motor de desenvolvimento nas Américas, observando que, atualmente, o banco é duas vezes maior que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ainda que opere com apenas “um terço” do total de servidores. Essa eficiência operacional, segundo Mercadante, possibilita a execução de projetos significativos como o da reconstrução do Museu Nacional, que foi devastado por um incêndio em 2018 e simboliza uma perda inestimável para a ciência e a cultura brasileiras.

Apoio à Preservação e Inclusão Cultural

O projeto Viva Pequena África, também mencionado por Mercadante, é uma iniciativa focada na valorização do legado africano no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, uma cidade que possui profundas raízes culturais e históricas ligadas às comunidades afrodescendentes. Com o apoio financeiro recentemente anunciado, a expectativa é de que mais projetos voltados à preservação da história e memória dessas comunidades ganhem força.

Mercadante concluiu sua participação reafirmando o compromisso do BNDES com projetos que unem preservação cultural, desenvolvimento sustentável e inclusão social. “Vamos continuar apoiando iniciativas que resgatam nossa história e projetam o Brasil para o futuro, com justiça social e valorização da nossa herança cultural”, finalizou.

 

Fonte: Portal Norte

Redação

Recent Posts

Grande São Paulo ainda tem 320 mil residências sem luz em decorrência das chuvas

Na Grande São Paulo, aproximadamente 320 mil residências ainda estão sem energia elétrica neste sábado…

3 horas ago

Policiais salvam menino de 2 anos que engasgou com pipoca no Rio de Janeiro

Uma situação de emergência ocorreu na Avenida Brasil, na Zona Norte do Rio de Janeiro,…

3 horas ago

Acidente entre veículos deixa 38 mortos em Minas Gerais

Um grave acidente na BR-116, em Teófilo Otoni, Minas Gerais, resultou na morte de pelo menos…

3 horas ago

Grande São Paulo tem ao menos 60 mil imóveis sem energia após chuvas intensas

A Grande São Paulo enfrenta uma situação crítica, com cerca de 60 mil imóveis sem…

3 horas ago

Sobe para 41 o número de mortos no acidente com ônibus em Minas Gerais

A Emtram, empresa responsável pelo ônibus envolvido no trágico acidente na BR-116 em Teófilo Otoni,…

3 horas ago

Avião que caiu em Gramado (RS) levava empresário de São Paulo e nove familiares

O empresário Luiz Claudio Galeazzi e seus familiares perderam a vida em um trágico acidente…

3 horas ago

This website uses cookies.