O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitou o pedido apresentado pela defesa do ex-assessor da Presidência Filipe Martins para que ele pudesse circular livremente por Brasília durante os dias em que acompanhará presencialmente o recebimento da denúncia pela Primeira Turma da Corte.
“A autorização para acompanhar o julgamento corresponde a excepcional alteração da situação do denunciado, em respeito ao princípio da ampla defesa, mas não significa uma verdadeira licença para fazer turismo ou atividades políticas em Brasília”, escreveu Moraes ao negar o pedido.
O advogado de Martins, o desembargador aposentado Sebastião Coelho, argumentou a Moraes que o impedimento do seu cliente se locomover livremente por Brasília o “impõe uma restrição mais severa do que aquela já observada pelo Requerente (Filipe Martins) em sua comarca de origem”.
A defesa ainda argumentou no pedido que a manutenção dessa restrição “contraria os princípios da proporcionalidade e da legalidade estrita das medidas cautelares” Segundo Coelho, a restrição de locomoção pode “gerar constrangimentos operacionais e jurídicos desnecessários, inclusive no acesso a alimentação, cuidados pessoais, reuniões com a defesa técnica ou deslocamentos imprevistos”.
Moraes, por sua vez, rejeitou os argumentos e definiu que Martins deverá, limitar-se ao roteiro “aeroporto-hotel-sessão de julgamento-hotel”, até seu retorno. O ministro ainda proibiu a divulgação de imagens da votação ou de seu deslocamento, mesmo que por terceiros, sob pena de multa e conversão mediata em prisão.
Por: Estadão Conteúdo
A derrota de 2 a 1 para o Ceará neste domingo, no Mineirão, tirou do…
O Avaí precisou de 45 minutos para garantir sua vitória sobre o Botafogo nesta segunda-feira,…
O Vasco divulgou, nesta segunda-feira, o laudo médico do goleiro Léo Jardim, expulso de forma…
Gilberto Gil optou por adiar o próximo show da turnê Tempo Rei, que aconteceria no…
O bom início de Robinho Jr., filho do ex-jogador do Santos e da seleção brasileira,…
O torcedor do Flamengo viveu uma segunda-feira de distintas emoções. Ao mesmo tempo em que…
This website uses cookies.