Categories: Últimas Notícias

Motta diz que ‘ninguém decide sozinho’ e deve levar projeto de anistia a líderes


O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta terça-feira, 15, que “democracia é discutir com o Colégio de Líderes as pautas que devem avançar”. A declaração foi feita um dia depois de a oposição protocolar requerimento de urgência ao projeto de lei que anistia os golpistas de 8 de Janeiro.

“Em uma democracia, ninguém tem o direito de decidir nada sozinho. É preciso também ter responsabilidade com o cargo que ocupamos, pensando no que cada pauta significa para as instituições e para toda a população brasileira”, disse Motta no X (antigo Twitter).

Nesta segunda-feira, 14, o líder do PL da Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), protocolou um requerimento com a assinatura de 262 deputados para a tramitação da proposta em regime de urgência. A pauta tem sido a principal bandeira defendida pelos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo próprio ex-chefe do Executivo, réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.

Apesar de ter o número suficiente de apoiadores para pedir a urgência, que, caso aprovada, livra o projeto de ser analisado por comissões e poderá ir direto à votação no plenário, cabe a Motta a decisão de pautar o requerimento para votação.

Na campanha pela presidência, Motta prometeu a líderes que deixaria de votar corriqueiramente esse tipo de requerimento, como fazia seu antecessor, para valorizar o trabalho das comissões.

Como mostrou a Coluna do Estadão, o deputado viajou para o exterior com a família e autorizou que os deputados votem remotamente, o que deve esvaziar Brasília nesta semana. A tendência é que a discussão volte a ganhar força somente depois do feriado de Páscoa, quando ele retornar ao Brasil, com previsão para o próximo domingo, 20.

As assinaturas no requerimento protocolado pelo líder do PL não significam necessariamente apoio ao mérito do projeto, somente ao pedido para que ele tramite de forma excepcional na Casa. Dados do Placar da Anistia, feito pelo Estadão, mostra que 204 dos 513 parlamentares da Câmara defendem abertamente o perdão aos golpistas.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Tarcísio defende alívio tributário para proteger São Paulo de impacto das tensões comerciais

Diante das tensões comerciais entre China e Estados Unidos, o governador de São Paulo, Tarcísio…

30 segundos ago

‘Minha intuição não estava errada’

Vinícius, eliminado do BBB 25 no último sábado, 13, está se atualizando de tudo o…

50 minutos ago

Arteta ignora vantagem e quer Arsenal no ataque contra o Real Madrid: ‘Mentalidade de vencer’

A vitória por 3 a 0 no confronto de ida das quartas de final da…

51 minutos ago

Silvinei Vasques desiste de acompanhar julgamento sobre golpe presencialmente

O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques não vai mais acompanhar presencialmente a…

52 minutos ago

Produção de minério de ferro no 1º trimestre é de 67,664 Mt, queda de 4,5%

A produção de minério de ferro da Vale no primeiro trimestre de 2025 caiu 4,5%…

1 hora ago

Por que não tem missa na Sexta-feira Santa?

A Sexta-feira Santa é o único dia do ano em que não são celebradas missas.…

1 hora ago

This website uses cookies.