O deputado Paulo Cezar Martins (PL) apresentou o projeto de lei nº 5654/25, que reconhece as pessoas diagnosticadas com fibromialgia como pessoas com deficiência, garantindo-lhes os direitos e benefícios assegurados por lei.
No texto, o autor da proposta ressalta que essas pessoas são consideradas possuidoras de impedimentos de longo prazo de natureza física, os quais podem obstruir a participação plena e efetiva na sociedade em equidade de condições com as demais pessoas. Consideram-se pessoas com fibromialgia aquelas que apresentem avaliação e diagnóstico da doença, realizados por profissional médico, e que se enquadrem nos requisitos estipulados pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) ou órgão que venha a substituí-la.
A pessoa diagnosticada com fibromialgia fará jus aos direitos e benefícios previstos na Constituição do Estado de Goiás e na legislação estadual para a pessoa com deficiência. Dada a natureza incapacitante da doença, a pessoa diagnosticada com fibromialgia possui as mesmas dificuldades de acessibilidade e funcionalidade que indivíduos com deficiência física.
A medida viabilizará o pleno exercício dos direitos constitucionais das pessoas afetadas por essa condição, principalmente no que tange ao acesso à saúde, à educação e ao mercado de trabalho. Martins ressaltou a importância da proposta: “Ao aprovar este projeto de lei, estaremos dando um passo importante em direção à justiça social, permitindo que as pessoas com fibromialgia tenham acesso às mesmas oportunidades que todos os demais cidadãos goianos, sem discriminação ou limitações decorrentes da condição de saúde”.
A proposta será apensada a outra matéria de teor semelhante em tramitação no Legislativo.
Fonte: Agência Assembleia de Notícias
A voz do apresentador Cid Moreira (1927-2024), uma das mais marcantes da história do jornalismo…
A vexatória derrota por 4 a 0 no duelo de ida, diante do Barcelona, pelas…
A Polícia Federal enviou ofício ao Supremo Tribunal Federal (STF) em que informa que cassou…
O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, explicou que os Estados que aderirem ao Programa…
Ivete Sangalo e Iza subiram juntas ao palco do Tim Music Festival no domingo, 13,…
Ayrton Senna conquistou, há 40 anos, sua primeira vitória na Fórmula 1. No GP de…
This website uses cookies.