Oscar Piastri dominou o GP do Bahrein da Fórmula 1, de ponta a ponta, e conquistou sua segunda vitória na temporada, encerrando uma seca de 21 anos da McLaren no circuito de Sakhir. Além disso, o australiano encostou na liderança de Lando Norris, companheiro de equipe, no Mundial de pilotos. Gabriel Bortoleto, assim como em outras etapas, teve dificuldades com a aderência da Sauber e amargou a última posição, em 19º, já que Carlos Sainz não concluiu a prova.
Esta é a segunda vez que Piastri chega ao primeiro lugar do pódio neste ano, na 50ª corrida de sua carreira. No GP da China, o australiano liderou a dobradinha com Norris. Além disso, encerrou um domínio de Lewis Hamilton, então na Mercedes, e Max Verstappen (Red Bull Racing), que conquistaram cinco vitórias na etapa, somados, desde 2019.
Norris, que largou em sexto, conseguiu se recuperar ao longo da corrida e travou uma batalha por posições com as Ferraris de Hamilton e Charles Leclerc. Mas, pela força da McLaren, conseguiu saltar para a terceira posição, superando os dois carros da escuderia italiana e mantendo a liderança no Mundial. Completando o pódio, George Russel, com dificuldades na reta final, conseguiu segurar o ímpeto da McLaren para manter a segunda posição.
Piastri iniciou a corrida no mesmo ritmo que terminou o treino classificatório. Logo depois da largada, o australiano não deu chances para a Mercedes de George Russel, mais veloz nas retas, mas que se distanciou do líder do GP nas curvas e ao longo das voltas. Companheiro de Piastri, Norris também largou bem e saltou para a terceira posição na largada, mas foi punido com cinco segundos por não alinhar corretamente seu carro no grid.
A estratégia adotada pela Ferrari, com pneus médios, fez com que Charles Leclerc perdesse posições no início da corrida. Da primeira fila, o monegasco caiu para a quarta posição ainda na primeira curva, ultrapassado por Russell e Norris. O heptacampeão mundial, em determinado momento, reclamou da aderência do carro da Ferrari com a posta, em função do composto escolhido para os carros.
Na décima volta, os pilotos com o composto macio começaram a “sofrer” para acompanhar o ritmo da corrida. Como resultado, entraram nos boxes para a mudança dos pneus. Max Verstappen, que teve problemas com a equipe e perdeu alguns segundos para voltar à pista, trocou para os pneus duros – e fez, até então, a melhor volta da prova na sequência.
Mas no decorrer da corrida, o holandês não conseguiu acompanhar o ritmo da Mercedes, McLaren e da própria Ferrari. Vencedor do GP do Bahrein em 2023 e 2024, travou disputas com Kimi Antonelli e Carlos Sainz, da Williams, ao longo da etapa. Também não conseguiu ser páreo para Hamilton, em reedição da rivalidade nas última temporadas.
“Não consigo nem frear mais. Está ridícula a situação”, afirmou Verstappen, ao rádio da Red Bull, ao longo da corrida. Na volta 23, perdeu a oitava posição para o heptacampeão mundial – e maior vencedor do GP do Bahrein. E, aliado à Leclerc, colocou a Ferrari no pelotão da frente na metade da prova.
Em uma prova tranquila até então, o safety car do choque entre Tsunoda e Sainz fez com que a vantagem de sete segundos de Piastri se esvaísse. E a Ferrari, no melhor momento da corrida, conseguiu ultrapassar Norris com Hamilton, mas os pneus duros do britânico não resistiram à asa aberta da McLaren.
Piastri, na liderança, continuou ampliando a vantagem em relação a Russell. E Norris, com a McLaren mais rápida do que as Ferraris, conseguiu saltar ao pódio – o quarto do britânico nesta temporada.
Com o desempenho neste fim de semana, Piastri chega a 74 pontos no Mundial, enquanto Norris, ainda na liderança, vê a vantagem cair para apenas três. Já a McLaren, melhor carro e equipe da temporada, manteve a liderança no Mundial de Construtores.
O próximo final de semana da Fórmula 1 começa na sexta-feira, 18, na Arábia Saudita. A quinta etapa do campeonato vai até o dia 20, com a corrida às 14h (de Brasília).
Confira a classificação final do GP do Bahrein de F1:
1º – Oscar Piastri (AUS/McLaren), em 1h35min39s435
2º – George Russell (ING/Mercedes), a 15s499
3º – Lando Norris (ING/McLaren), a 16s273
4º – Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 19s679
5º – Lewis Hamilton (ING/Ferrari), a 27s993
6º – Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 34s395
7º – Pierre Gasly (FRA/Alpine), a 36s002
8º – Esteban Ocon (FRA/Alpine), a 44s244
9º – Yuki Tsunoda (JAP/Red Bull), a 45s061
10º – Oliver Bearman (ING/Ferrari), a 47s594
11º – Kimi Antonelli (ITA/Mercedes), a 48s016
12º – Alexander Albon (TAI/Williams), a 48s839
13º – Nico Hulkenberg (ALE/Sauber), a 53s472
14º – Isack Hadjar (DZ/RB), a 56s314
15º – Jack Doohan (AUS/Alpine), a 57s806
16º – Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 60s340
17º – Liam Lawson (NZ/RB), a 64s435
18º – Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 65s489
19º – Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber), a 66s872
20º – Carlos Sainz (ESP/Williams), não completou
Por: Estadão Conteúdo
A aguardada série de Harry Potter, que está sendo produzida pela Max, ganhou atualizações importantes.…
Durou 103 dias o trabalho de Pedro Caixinha no comando técnico do Santos. A demissão…
Vereadores de oposição ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), acusam a gestão de…
A isenção temporária das tarifas recíprocas dos Estados Unidos a bens tecnológicos, que foi lida…
A voz do apresentador Cid Moreira (1927-2024), uma das mais marcantes da história do jornalismo…
A vexatória derrota por 4 a 0 no duelo de ida, diante do Barcelona, pelas…
This website uses cookies.