A produção de motos teve crescimento de 17,4% no mês passado, frente a setembro de 2024, chegando a 169,2 mil unidades, conforme balanço divulgado nesta terça-feira, 14, pela Abraciclo, a entidade que representa as fábricas de motocicletas do polo industrial de Manaus (AM). Foi o melhor setembro na produção de motos desde 2011.
Na comparação com agosto, porém, a produção teve queda de 9%.
Desde o início do ano, já foram produzidas 1,5 milhão de motos, o que também corresponde ao melhor resultado em 14 anos e a um crescimento de 13,1% em relação ao volume dos nove primeiros meses de 2024.
O desempenho reflete a expansão dos serviços de entrega (delivery), além da demanda por veículos mais baratos e econômicos tanto na manutenção quanto no consumo de combustível. Oito a cada dez motos produzidas em setembro foram modelos de baixa cilindrada.
As vendas no mês passado, de 205,9 mil motos, foram 31,5% superiores às de setembro de 2024. Ante agosto, houve alta de 11%. Com isso, as vendas de motos chegaram a 1,6 milhão de unidades nos nove primeiros meses de 2025, 14,4% acima do número apurado no mesmo período de 2024.
Aumento nas projeções
A Abraciclo revisou para cima as projeções ao desempenho neste ano, após os resultados expressivos tanto de produção quanto de vendas. Para a produção, a expectativa de crescimento subiu de 7,5% para 11,5%.
Se for confirmado o prognóstico, 2025 vai terminar com 1,95 milhão de motos produzidas em Manaus, onde estão quase todas as fábricas do veículo de duas rodas.
A Abraciclo também revisou a projeção para as vendas de motos, cujo crescimento esperado para este ano subiu de 7,7% para 11,9%. A expectativa agora é de que os emplacamentos alcancem 2,1 milhões de motos. Para as exportações, a previsão de 35 mil motos embarcadas ao exterior, um crescimento de 13%, foi mantida.
“Estamos vivenciando um ciclo de crescimento consistente e sustentável. A motocicleta se firmou como uma alternativa cada vez mais eficiente, acessível e alinhada às novas necessidades de mobilidade da população brasileira”, comentou o presidente da Abraciclo, Marcos Bento.
Por: Estadão Conteúdo
professora maria goreti ferreira da costa morre aos 63 anos em anápolis após luta contra…
teto de loja de roupas desaba no Brás, em São Paulo, mobilizando dezenas de bombeiros…
Anápolis enfrenta chuvas e riscos de alagamentos enquanto obras estruturantes de macrodrenagem aguardam liberação de…
Lula sanciona lei que torna obrigatório o exame de avaliação da formação médica para estudantes…
Silêncio do Senado sobre regras e sanções para Flávio Bolsonaro no exterior gera impasses administrativos,…
Prefeitura inicia nova frente de obras viárias com previsão de conclusão dos serviços em 60…
This website uses cookies.