projeção suavizada de IPCA 12M à frente segue em 4,06%


A mediana do relatório Focus para a inflação suavizada nos próximos 12 meses permaneceu em 4,06%. Um mês antes, era de 4,21%. Essa medida ganhou importância nas análises do mercado após a regulamentação da meta de inflação contínua, válida a partir deste ano.

O novo alvo foi descumprido pela primeira vez no dia 10 de julho, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o IPCA fechou junho com alta de 5,35% em 12 meses – acima do teto da meta, de 4,50%, pelo sexto mês consecutivo. No mesmo dia, o Banco Central publicou uma carta aberta ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informando que esperava que a inflação acumulada em 12 meses caísse abaixo do teto da meta no fim do primeiro trimestre de 2026.

Em declaração recente, o diretor de Política Econômica do BC, Diogo Guillen, esclareceu que a expectativa da autarquia para o retorno da inflação ao centro da meta acompanha o horizonte relevante da política monetária, atualmente localizado no 1º trimestre de 2027. “O objetivo é o atingimento da inflação no horizonte relevante, e a cada momento a gente está conduzindo a política monetária para esse atingimento”, disse.

O novo regime prevê que o cumprimento da meta seja apurado com base na inflação acumulada em 12 meses. Se a taxa ficar acima ou abaixo do intervalo de tolerância por seis meses consecutivos, considera-se que o BC perdeu o alvo. A meta é de 3%, com tolerância de 1,5 ponto porcentual para mais ou para menos. O ministro da Fazenda pode propor uma alteração ao Conselho Monetário Nacional (CMN), mas é necessário esperar 36 meses para que qualquer mudança tenha efeito.

A expectativa de inflação suavizada para os próximos 12 meses é calculada com base nas projeções das instituições para a inflação total nesse período. A cada nova divulgação do IPCA, a projeção para o mês mais antigo é substituída pelo novo dado. Para evitar saltos bruscos nas expectativas devido à diferença entre o valor projetado e o realizado, o Banco Central dilui esse desvio de forma gradual, do dia da divulgação até a próxima. O resultado é a inflação suavizada.

*Conteúdo elaborado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Empresário de Anápolis está internado no Heana após colisão na Go-330 com fuga do outro condutor

Empresário de Anápolis está internado no Heana após acidente na GO-330. Motorista do outro veículo…

13 minutos ago

Avenida Goiás e o traçado histórico que conecta o poder à ferrovia em Goiânia

Entenda por que a Avenida Goiás, em Goiânia, foi projetada para ligar a Praça Cívica…

47 minutos ago

Urgente: Terceiro suspeito de roubo em fazenda de Vila Propício é preso em Águas Lindas

Urgente: Terceiro suspeito de roubo em fazenda de Vila Propício é preso em Águas Lindas:…

1 hora ago

IFG oferece 1.500 vagas em cursos técnicos com inscrições até 1º de novembro

O IFG abriu 1.500 vagas em cursos técnicos gratuitos para 2027. Inscrições seguem abertas até…

1 hora ago

Prova Nacional Docente mobiliza mais de 625 mil candidatos em todo o Brasil

Mais de 625 mil candidatos realizam a Prova Nacional Docente neste domingo. Exame é obrigatório…

2 horas ago

Corinthians e Fluminense se enfrentam na Neo Química Arena com transmissão da Rádio Nacional

Corinthians e Fluminense duelam neste domingo pela 28ª rodada do Brasileirão. Acompanhe a transmissão ao…

2 horas ago

This website uses cookies.