Rede Hemo precisa de doadores com urgência

2 Min de leitura

A Rede Hemo precisa de doadores com urgência para reforçar os estoques de sangue em Goiás. A baixa nas doações afeta, principalmente, os tipos A-, B-, O-, AB- e AB+, colocando em risco o atendimento nas 223 unidades de saúde atendidas pela rede.

Mesmo com nível de estoque considerado seguro, a rede opera com déficit de 18%. O alerta tem como objetivo garantir a manutenção do estoque de sangue para dar continuidade ao atendimento ininterrupto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Doação rápida salva até quatro vidas

A diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais, explica que os tipos de fator Rh negativo são os mais usados em emergências. “Pedimos o apoio da população, de quem ainda não veio doar nos últimos três meses ou nunca doou. É um gesto simples, rápido, mas capaz de salvar até quatro vidas”, disse.

Segundo ela, todo o processo de triagem e coleta leva menos de uma hora. Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar ao menos 50 kg, estar alimentado e descansado. Também é preciso apresentar documento oficial com foto.

Onde doar sangue em Goiás

Em Goiânia, o Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas. No interior, as unidades estão em Rio Verde, Catalão, Jataí, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

O agendamento pode ser feito no site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457. Em Goiânia e Rio Verde, também é possível doar plaquetas, fundamentais para o tratamento de pacientes com câncer, dengue e covid-19.

Hemocentro móvel para empresas

Empresas e instituições podem solicitar a unidade móvel da Rede Hemo para campanhas de coleta. É necessário reunir pelo menos 120 pessoas interessadas e fazer solicitação por e-mail (hemocentro.captacao@idtech.org.br) ou pelo telefone (62) 3231-7925.

Secretaria da Saúde – Governo de Goiás

Compartilhar