A Prefeitura de Goianésia, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, deu início nesta segunda-feira, 25, às obras de cercamento da primeira nascente afluente do Ribeirão Anda Só, fruto de convênio do Município com o Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - Codevasf.

Ao todo, 17 nascentes, todas da bacia do Anda Só, serão cercadas, somente nesta primeira etapa, investimento de R$ 300 mil, oriundos da União, a fim de protegê-las da invasão de gados e outros animais, garantindo que elas se recuperem e mantenham o seu nível de fornecimento de água para o ribeirão.

O texto da publicação continua após a publicidade

Goianésia é o primeiro Município de Goiás contemplado por essa iniciativa; e é inédita a atração desse benefício pela unidade administrativa.

A ordem de serviço, para a empresa vencedora da licitação, a Cfal Construtora, foi emitida terça-feira, 19 de abril, pelo prefeito Leonardo Menezes, pelo secretário municipal da Agricultura, Marcos Portilho, e pelo gerente técnico regional da Codevasf, Fabrício Líbano, com testemunho da fiscal do contrato, a engenheira civil da Codevasf, Bárbara Nascimento, e de parceiros como a Faculdade Evangélica de Goianésia - Faceg, representada no ato pela coordenadora do Curso de Agronomia, Elitânia Gomes Xavier; a Emater, por sua chefe da Unidade Local, Ana Maria de Brito Mendes; e o Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás - CEPMG - José Carrilho, pelo coordenador disciplinar da unidade, o tenente Leal.

Representando a Cfal Construtora, Anselmo Luciano da Silva recebeu a ordem de serviço, com a determinação para os trabalhos sejam iniciados imediatamente e, já na quarta-feira, 20 de abril, foi colocada a placa indicativa das obras na região da primeira nascente a ser protegida, na região do Córrego do Rato, propriedade de Neilton e irmãos, filhos da pioneira Mariquinha. Os trabalhos começaram efetivamente nessa segunda-feira, 25 de abril, com previsão de se estenderem, nesta etapa, por 120 dias.

“Já estamos apresentando o projeto na prática. Foi licitado, dada a ordem de serviço e já vai começar a cercar as nascentes de imediato”, anunciou o prefeito Leonardo Menezes, na semana passada.

O Água Fonte de Vida é gerido, no Município, pela Secretaria da Agricultura, cujo titular, Marcos Portilho, determinado pelo prefeito Leonardo Menezes, apresentou o projeto em Brasília, buscou o recurso, fez o levantamento das nascentes e o mapeamento.

“O Município nos apresentou esse projeto, muito bem estruturado, o que permitiu que alocássemos os recursos para executar as atividades aqui em Goianésia”, afirmou Fabrício Líbano, dizendo que o trabalho em Goianésia é piloto e que a intenção é replicar em outras áreas de atuação da Codevasf no Estado.

Além dessas 17 nascentes mapeadas para execução do Água Fonte de Vida, que serão cercadas com recursos do governo federal, por meio da Codevasf, trabalho igual é feito em outras oito, na mesma bacia do Anda Só, por meio do Ser Natureza, ação na qual a Prefeitura está envolvida e investe recursos de seu próprio Tesouro, em conjunto com o Ministério Público de Goiás, por meio das Promotorias de Goianésia, e outros parceiros como a Saneago.

O Ser Natureza, idealizado pelo Ministério Público e em prática há cerca de trinta dias, é gerido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Urbanos.

Os secretários municipais da Agricultura, Marcos Portilho, e do Meio Ambiente, André Wenceslau, envolvidos diretamente nas duas ações, e o da Casa Civil, José Salvino de Menezes, também participaram da reunião, na sala de reuniões anexa ao gabinete do prefeito Leonardo, no Paço Municipal, e enalteceram a iniciativa do Executivo.

“É assim que acontece, é assim que faz acontecer. Prefeito Leonardo Menezes tem nos dado essa oportunidade de lançarmos ações ambientais que já estão em execução”, afirmou André Wenceslau, dizendo ter sido assim com o Ser Natureza, idealizado pelo Ministério Público, colocado em prática por meio da sua Pasta, e agora com o Água Fonte de Vida, gerido pela Secretaria da Agricultura.

“A Pasta da Agricultura vem se preocupando não apenas com a agricultura e a pecuária do município, mas também com o Meio Ambiente”, elogiou André.

“Se não fosse o apoio e o respaldo do prefeito Leonardo Menezes, nada disso aconteceria”, reconheceu o secretário da Agricultura, Marcos Portilho.

Primeiro Passo
A Codevasf, na capital federal, foi o primeiro órgão visitado pelo prefeito Leonardo Menezes, antes mesmo de ele ter tomado posse. Eleito, ainda em 2020, Leonardo Menezes foi procurado por sua conterrânea, Kênia Régia Anasenko Marcelino, ex-presidente da Codevasf, que colocou a Companhia à disposição para estreitar parcerias.

Empossado, o prefeito determinou ao secretário da Agricultura que formalizasse o interesse do Município e, pouco mais de um ano depois, Goianésia atrai o projeto piloto da atuação ainda recente da Codevasf em Goiás.

O gerente técnico regional da Codevasf, Fabrício Líbano, diz que os trabalhos serão executados com a expectativa de que sejam concluídos na maior brevidade possível a fim de beneficiar a comunidade de Goianésia.

Em toda a área de sua atuação, a Codevasf trabalha com o cercamento de nascentes e de Áreas de Proteção Permanente - APPs, visando à revitalização das bacias hidrográficas. Resultado desse trabalho, rios são revitalizados, com aumento da força da água e recarga hídrica do lençol freático.

Até o Atlântico
O gerente técnico regional da Codevasf reconhece, para que tenha iniciado a atuação da Companhia no Município, decisiva a vontade do prefeito Leonardo Menezes, mesmo porque a atuação da Codevasf no Estado ainda é recente.

“Sem dúvida, o interesse do Município foi de fundamental importância”, destacou Fabrício, opinando que não apenas Goianésia será beneficiado com o trabalho, mas que extrapola a Bacia do Rio Tocantins e chega até o Oceano Atlântico. “Como o Ribeirão Anda Só é afluente do Rio das Almas, que desemboca no Rio Tocantins, a gente vai estar beneficiando essa Bacia Hidrográfica como um todo”.



Estamos com uma nova conta no Instagram! Fique bem informado. Clique aqui e siga-nos