A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) totalizou 611 atendimentos durante o programa Goiás Social, do Governo do Estado, a moradores de Inhumas, nessa quarta-feira, 19. “São serviços importantes para a saúde pública da população goiana, com acesso facilitado e rápido aos procedimentos médicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse o secretário Rasível Santos.
Os profissionais da SES-GO atuaram em uma das tendas do Goiás Social montadas no Centro. Entre os serviços prestados à população inhumense e região, destacaram-se os atendimentos oftalmológicos, com 434 consultas. Destas, 131 pessoas foram encaminhadas para acompanhamento especializado, 286 receberam óculos, e 17 tiveram alta.
Uma das pessoas é a dona de casa pernambucana de nascimento Maria Celeste de Souza, de 68 anos – 42 deles em Inhumas. “Eu preciso fazer uma cirurgia urgente. Tô com cataratas nos olhos”, disse, elogiar o bom atendimento recebido dos técnicos da SES-GO. “Tô amando. gente fina”, acrescentou, em relação ao atendimento dos profissionais da secretaria estadual e também do Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (CEROF-UFG), parceira no evento.
Outros atendimentos médicos somaram 48 consultas clínicas, além de 42 testes rápidos e 23 ações preventivas. No campo da imunização, foram administradas 42 doses de vacinas para crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos, abrangendo proteção contra doenças como Covid-19, HPV, febre amarela, difteria e tétano, tríplice viral e dengue (para a faixa etária de 6 a 16 anos), além de outros imunizantes de rotina.
A engenheira de produção, mas com atuação na área financeira, Renata Ferreira de Araújo foi uma das pessoas que receberam imunização no local. “Foi muito bom o atendimento… é maravilhoso… a gente trabalha, e é um momento que a gente consegue fazer várias, assim, serviços que a gente não tem tempo no nosso dia-a-dia de trabalho. Então, é muito importante”, considerou, a respeito dos serviços oferecidos pelo Goiás Social.
Goiás Social
Programa do Governo do Estado, o Goiás Social oferece também diversos benefícios sociais, como o Aluguel Social, o Mães de Goiás, o Crédito Social e o Aprendiz do Futuro, levando serviços públicos para a população em diversas regiões da capital e do interior. O programa conta com a participação de diversos órgãos da administração pública, facilitando o acesso do cidadão a serviços essenciais.
Além da SES, estiveram presentes na ação a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Goiás Fomento, Agência Goiana de Habitação (Agehab), Tribunal de Justiça, Secretarias de Estado da Educação (Seduc), de Desenvolvimento Social de Goiás (Seds), de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), de Esporte e Lazer (Seel), Saneago, Agência Goiânia Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), Vapt-Vupt, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Estado de Goiás (CBM-GO e PM-GO).
José Carlos Araújo e Patrícia Almeida/Comunicação Setorial
Foto: Gerência de Regionais