Categories: Últimas Notícias

Tarcísio decide trocar comandante da PM; saiba quem é o novo escolhido


O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decidiu trocar o comando da Polícia Militar de São Paulo. O comandante-geral Cássio Araújo de Freitas será substituído por José Augusto Coutinho, atual subcomandante. O Estadão apurou com interlocutores do governador que a mudança será oficializada nos próximos dias.

Coutinho é nome da confiança do secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, e anteriormente ocupava o Comando de Policiamento de Choque (CPChoq), ao qual a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) é subordinada. Como subcomandante, Coutinho também se tornou o chefe do Estado-Maior da PM.

Pesquisa recente da Quaest aponta que a violência é a principal preocupação dos brasileiros. No último ano, o número de roubos até caiu no Estado – menor patamar da série histórica. Mas especialistas apontam que, pela possibilidade de transferências pelo Pix, o prejuízo ao ter um celular roubado passou a ser maior do que antes.

Outro problema tem sido a escalada de crimes violentos, como a morte do ciclista Vitor Medrado, baleado perto do Parque do Povo, na zona oeste, ou do arquiteto Jefferson Dias, assassinado após intervir em um assalto no Butantã, também na zona oeste. A sensação de impunidade também piora o cenário.

No ano passado, Tarcísio já havia substituído os principais comandantes da Polícia Militar de São Paulo, ato que causou indignação e revolta nos oficiais e inaugurou uma crise na instituição. A mudança mais significativa foi a saída do número 2 da corporação, coronel José Alexander de Albuquerque Freixo, que assim como outros coronéis da cúpula foram rebaixados para cargos de segundo escalão. À época, a Secretaria de Segurança Pública disse que promoções por mérito já haviam sido realizadas anteriormente, inclusive em outros órgãos policiais.

Tarcísio realizou 34 transferências dos coronéis. As mudanças foram encaradas pelo grupo descontente como uma tentativa de interferência política do secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite (PL-SP), na corporação. Os coronéis que ascenderam seriam ligados ao secretário, que foi capitão da PM e integrante da Rota.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Peru abre mercado para óleo de aves do Brasil

O Peru autorizou a entrada de óleo de aves do Brasil. O insumo é usado…

3 minutos ago

Luis Enrique mira título inédito na Liga dos Campeões com PSG: ‘Queremos fazer história’

Classificado para a semifinal da Liga dos Campeões, o Paris Saint-Germain vive um momento decisivo…

54 minutos ago

Pesquisa Focus da próxima semana será publicada na terça-feira, 22

O Banco Central informou na segunda-feira, 14, que o relatório Focus da próxima semana será…

1 hora ago

Santos confirma lesão de Neymar na coxa e não estipula prazo de recuperação

O Santos confirmou, por meio de uma nota oficial, que Neymar sofreu uma lesão no…

2 horas ago

Empresários criaram offshores em paraíso fiscal para lavar dinheiro desviado de emendas, diz PF

A Polícia Federal afirma que os irmãos Alex Rezende Parente e Fábio Rezende Parente, empresários…

2 horas ago

Brasil fica em último lugar em ranking de competitividade industrial

Impactado negativamente por fatores como ambiente econômico e educação, o Brasil ficou em último lugar…

2 horas ago

This website uses cookies.