MUNDO

Torcedores são presos na Espanha por racismo contra Yamal e Raphinha

Três torcedores do Real Madrid flagrados proferindo ofensas racistas contra o atacante espanhol Lamine Yamal e o meia brasileiro Raphinha, do Barcelona, durante partida no fim de outubro, foram presos pela Polícia Nacional da Espanha.

“Os presos realizaram manifestações xenófobas que atacaram a dignidade e a integridade moral de ambos”, informou a polícia espanhola neste sábado (23/11). “A massiva viralização fez com que diversos meios de comunicação nacionais e internacionais a ecoassem devido ao enorme impacto público alcançado, prosseguiu a corporação.”

A partida do clássico em que os insultos foram feitos ocorreu em 26 de outubro deste ano e terminou em goleada da equipe catalã por 4 x 0 em pleno Santiago Bernabéu pelo Campeonato Espanhol.

As manifestações racistas foram feitas quando o time rival marcou um gol e os jogadores foram às arquibancadas para comemorar. Naquele momento, vários espectadores fizeram gestos imitando primatas, além de proferirem expressões discriminatórias.

Após análise das imagens, os agentes conseguiram localizar a área exata do estádio onde esses indivíduos se encontravam e conseguiram fazer sua identificação. Em meados deste mês, rastrearam os homens, um deles menor de idade, o que permitiu sua detenção agora.

Em nota divulgada no dia seguinte à partida, o clube merengue condenou o episódio e prometeu abrir uma investigação interna para identificar os autores das ofensas.

“O Real Madrid condena de forma categórica o racismo, a xenofobia e a violência no futebol e no esporte, e lamenta profundamente os insultos de alguns torcedores ontem à noite. O Real Madrid abriu uma investigação com o objetivo de encontrar e localizar os autores destes lamentáveis e desprezíveis insultos, a fim de adotar as medidas disciplinares e judiciais pertinentes.”

A LaLiga, organizadora do Campeonato Espanhol, também repudiou o acontecimento. A entidade afirmou que irá denunciar os insultos e destacou que não há espaço para racismo no futebol.

 

Fonte: Metropolis

Redação

Recent Posts

Grande São Paulo ainda tem 320 mil residências sem luz em decorrência das chuvas

Na Grande São Paulo, aproximadamente 320 mil residências ainda estão sem energia elétrica neste sábado…

11 horas ago

Policiais salvam menino de 2 anos que engasgou com pipoca no Rio de Janeiro

Uma situação de emergência ocorreu na Avenida Brasil, na Zona Norte do Rio de Janeiro,…

11 horas ago

Acidente entre veículos deixa 38 mortos em Minas Gerais

Um grave acidente na BR-116, em Teófilo Otoni, Minas Gerais, resultou na morte de pelo menos…

11 horas ago

Grande São Paulo tem ao menos 60 mil imóveis sem energia após chuvas intensas

A Grande São Paulo enfrenta uma situação crítica, com cerca de 60 mil imóveis sem…

11 horas ago

Sobe para 41 o número de mortos no acidente com ônibus em Minas Gerais

A Emtram, empresa responsável pelo ônibus envolvido no trágico acidente na BR-116 em Teófilo Otoni,…

11 horas ago

Avião que caiu em Gramado (RS) levava empresário de São Paulo e nove familiares

O empresário Luiz Claudio Galeazzi e seus familiares perderam a vida em um trágico acidente…

11 horas ago

This website uses cookies.