O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, confirmou que o país cortou “todo o comércio e relações com Israel”, reafirmando seu apoio à Palestina em sua luta legítima. “O governo da República da Turquia, liderado por Tayyip Erdogan, não continuará ou desenvolverá suas relações com Israel. Cortamos todo o comércio e relações com Israel – ponto final. Estamos firmes com a Palestina em sua causa legítima até o fim”, disse Erdogan, segundo a Sputnik.
A declaração foi feita durante uma entrevista a jornalistas enquanto retornava de suas visitas à Arábia Saudita e Azerbaijão, destacando que a Turquia se mantém firme na defesa da causa palestina.
Desde o início da operação militar israelense na Faixa de Gaza, em outubro de 2023, a Turquia tem condenado veementemente as ações de Tel Aviv, acusando o Estado israelense de cometer assassinatos em massa de civis palestinos. Ao longo do conflito, Ancara pediu repetidamente um cessar-fogo e tem pressionado Israel a interromper seus ataques.
Em maio de 2024, o Ministério do Comércio da Turquia anunciou uma cessação total do comércio com Israel, após já ter restringido a exportação de 54 categorias de bens. Contudo, a Força de Defesa Israelense manteve suas operações militares em Gaza, desconsiderando as exigências turcas.
Além das críticas ao governo israelense, Erdogan também se manifestou de forma dura contra o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, principalmente após seu discurso no Congresso dos EUA em julho deste ano, que gerou protestos anti-guerra em Washington.
O presidente turco já chamou Netanyahu de “açougueiro com o sangue de 150.000 moradores de Gaza em suas mãos”, e de “Fuhrer moderno” demonstrando o crescente distanciamento das relações diplomáticas entre os dois países.
Fonte: Brasil247
Na Grande São Paulo, aproximadamente 320 mil residências ainda estão sem energia elétrica neste sábado…
Uma situação de emergência ocorreu na Avenida Brasil, na Zona Norte do Rio de Janeiro,…
Um grave acidente na BR-116, em Teófilo Otoni, Minas Gerais, resultou na morte de pelo menos…
A Grande São Paulo enfrenta uma situação crítica, com cerca de 60 mil imóveis sem…
A Emtram, empresa responsável pelo ônibus envolvido no trágico acidente na BR-116 em Teófilo Otoni,…
O empresário Luiz Claudio Galeazzi e seus familiares perderam a vida em um trágico acidente…
This website uses cookies.