O Sistema de Mananciais da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), administrado pela Sabesp, apresentou variações negativas no armazenamento entre os dias 2 e 3 de setembro. O volume total caiu de 36,7% (714,13 hectômetros cúbicos) para 36,5% (709,43 hm3), refletindo uma redução de 0,2 ponto porcentual.
É o menor volume para a data desde 2015, quando a região sofreu com uma crise hídrica histórica. Em três de setembro daquele ano, os reservatórios operaram com apenas 8,6% do volume total.
Todos os sistemas mananciais apresentaram queda no volume. O Sistema Cantareira passou de 34,2% para 33,9%, com uma diminuição em hm3 de 335,48 para 333,22. O Alto Tietê reduziu de 29,1% para 28,9%, com a capacidade passando de 163,09 hm3 para 162,06 hm3.
Guarapiranga cedeu de 53,0% para 52,6%, enquanto o sistema Cotia diminuiu de 58,0% para 57,6%. O Rio Grande teve seu volume diminuído de 57,8% para 57,5%. Por sua vez, o São Lourenço caiu de 53,6% para 53,1%.
Diante da baixa pluviometria, a Sabesp anunciou recentemente a redução da pressão na distribuição de água na região metropolitana de São Paulo pelo período de oito horas durante as madrugadas. A companhia divulgou também a diminuição do volume de água retirado do Sistema Cantareira. A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas) reduziram o volume autorizado de 31 m?/s para 27 m3/s.
*Conteúdo elaborado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Por: Estadão Conteúdo
Incêndio de grandes proporções atinge vegetação no DAIA, em Anápolis. Funcionários e equipes técnicas trabalharam…
Prefeitura de Anápolis distribui mudas frutíferas no Parque Ipiranga nesta segunda-feira (21) em comemoração ao…
Anápolis alcança liderança na produção de banana em Goiás com 27 mil toneladas, segundo dados…
Jovem tetraplégico após reagir a assalto em Goiânia precisa de ajuda para custear medicamentos e…
Brasil conquista cinco medalhas no último dia da Copa do Mundo de Ginástica na Hungria,…
Empresário Rodrigo Costa Teixeira está em estado grave após acidente na GO-330. Esposa também se…
This website uses cookies.